O Brasil foi eleito o melhor destino da América do Sul para Cruzeiros e para Viagens entre Jovens.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (01/09) na Jamaica pelo “World Travel Awards”, iniciativa global que reconhece a excelência em viagens e turismo.
O reconhecimento veio após pesquisa realizada pela organização junto às principais marcas de viagens, turismo e hospitalidade.
Todos os votos foram computados por trabalhadores do setor e pelo público, com o indicado recebendo o maior número de votos em cada categoria indicada.
Crédito: Roberto Castro/MTur
Estima-se que a última temporada de cruzeiros no Brasil movimentou mais de R$ 1,08 bilhão.
Além disso, foram ofertados 193.927 leitos, em cinco navios, 56 roteiros e 183 paradas em destinos nacionais.
Para este ano, as expectativas são as melhores possíveis, sendo a maior dos últimos anos.
A previsão é que a movimentação dos oito navios no país gere receita de R$ 3,3 bilhões e 43 mil empregos.
As oito embarcações que participarão da temporada partirão de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP), com 486 escalas em 17 destinos.
Além das embarcações de cabotagem (navegação entre portos marítimos sem se afastar da costa), 35 navios de longo curso - que partem de destinos internacionais e param no Brasil - vão percorrer águas nacionais.
De 7 de outubro a 17 de maio, estão previstas 309 escalas em 45 destinos de 15 estados, incluindo Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Forbes divulga lista dos 10 bilionários do Brasil
O ranking de bilionários brasileiros, divulgado pela revista Forbes, traz 290 nomes este ano — 26 a menos na comparação com a lista mais recente.
-----------------------
Destino para jovens
O número de jovens estrangeiros viajando pelo Brasil no período pré-pandemia representou quase um terço do total de turistas internacionais, de acordo com o último levantamento do Ministério do Turismo.
Entre os principais destinos escolhidos por eles, destacam-se aqueles de lazer, gastronômicos e de aventura, como Gramado, no Rio Grande do Sul; Porto Seguro, na Bahia; Rio de Janeiro (RJ); e Salvador (BA).
Turismo esportivo
Além desses dois títulos, o país ganhou mais um:
Rio de Janeiro como melhor destino da América do Sul em turismo de esportes.
A capital fluminense foi condecorada pela terceira vez consecutiva e é reconhecida por abrigar os principais eventos esportivos internacionais.
A cidade também possui inúmeras opções para turistas que procuram destinos para a prática de algum tipo de esporte.
Voo livre na Pedra Bonita, surf, windsurfe e iatismo na Baia de Guanabara, e Kitesurf na Barra da Tijuca são algumas das opções para os amantes de aventura.
Os viajantes ainda podem realizar trilhas no morro Dois Irmãos e na Transcarioca (maior trilha urbana do País, com cerca de 180km), maratonas, vôlei de praia e futevôlei.