Por João Afonso Mamoré
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A empresa aérea anunciou a volta das operações da companhia entre Salvador e Madri a partir do dia 20 de julho
A empresa chegou a ter 25 frequências semanais entre Salvador e a capital espanhola, antes da pandemia (Divulgação)
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A princípio vai ser uma frequência semanal, com possibilidade de aumento para duas a partir de setembro.
Um receptivo especial vai ser providenciado pelo governo do Estado para o desembarque dos passageiros no dia da retomada.
A Air Europa é a segunda companhia aérea internacional a voltar a voar para a Bahia após a suspensão de voos com a segunda onda da pandemia.
Em abril, a Tap retornou as operações entre a capital baiana e Lisboa.
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Brasil terá mais praias e marinas no Programa Bandeira Azul
13 atrativos do Sul, 8 do Sudeste e 3 do Nordeste já foram contemplados com a certificação, dentre eles a Praia de Guarajuba, na Bahia (Divulgação)
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O verão de 2021/2022 deve ter mais praias e marinas certificadas pelo Programa Bandeira Azul, a maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo.
A informação foi divulgada nesta semana, após avaliação do Júri Nacional da premiação.
Ao todo, 28 Bandeiras Azuis foram pré-aprovadas, sendo 22 praias e 6 marinas.
Para se qualificar para o Bandeira Azul são levados em conta 30 critérios como a gestão ambiental e turismo sustentável, entre outros, que devem ser comprovados anualmente.
O Bandeira Azul foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education.
No Brasil, o operador do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede.
Latam anuncia novos voos para o Nordeste
A companhia prevê que em junho deverá ultrapassar a média de 250 voos diários, quase 80% do que tinha antes da pandemia (Divulgação)
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A empresa aérea anunciou nesta semana que terá 11 novos voos dos aeroportos de Congonhas (SP) e Galeão (RJ) para diversas capitais nordestinas, a partir de 1º de julho próximo.
Os voos partindo de Congonhas serão para Fortaleza (CE), Natal (RN), Maceió (AL) e Recife (PE), com frequências variadas.
Já os do Galeão vão atender Recife, Maceió e Natal.
Rio lança plano de incentivo ao turismo religioso para o pós-pandemia
O Cristo Redentor recebe anualmente três milhões de turistas enquanto o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, atrai 13 milhões (Divulgação)
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No ano em que o Cristo Redentor completa 90 anos, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) lançou nesta semana um plano para promover o turismo religioso na cidade.
O turismo religioso é uma estratégia para atrair 3% dos visitantes do Santuário de N.S. Aparecida, gerando R$ 300 milhões nos próximos 10 anos para a cidade do Rio de Janeiro.
Águia Branca passa a vender pacotes de viagens
O mercado está recebendo 350 novas agências de viagem.
É que a Viação Águia Branca, uma das maiores empresas de transporte rodoviário de passageiros, passa a vender, também, pacotes turísticos.
A empresa do Espírito Santo em parceria com P2D Travel, venderá bilhetes aéreos, hotéis e outros produtos por plataforma online.
Inicialmente, a ideia é chegar a 26 pontos de vendas dentro de 30 dias.
O projeto piloto da Águia Branca Viagens já está em execução em seis lojas de sua rede e mais de 100 carrinhos de compras foram gerados em cinco dias
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A experiência online da Águia Branca se resumia à disponibilização de suas rotas em portal próprio e chegando às agências por meio de consolidadoras e OTAs especializadas no segmento rodoviário.
A P2D Travel é uma plataforma digital que permite a criação gratuita de agências de viagens online para quem quer ter seu próprio negócio e aproveitar a tendência global do e-commerce social.
A expectativa da P2D é possibilitar a entrada de 500 novos empreendedores digitais no turismo em 2021 e mais 1,5 mil em 2022 no mercado brasileiro.
Ações afirmativas marcam abertura do mês do Orgulho LGBT
A coordenação será da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur) e o encontro, no Palácio dos Bandeirantes, marcou o início do mês do Orgulho LGBT (Divulgação)
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Oito secretarias do governo de São Paulo e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil assinaram nesta semana dois termos de cooperação para promover ações conjuntas pelo turismo inclusivo.
O objetivo é promover São Paulo nos mercados nacional e internacional por meio da atividade turística e de viagens, reforçando a tolerância, a cidadania e o incentivo à geração de empregos.
Prevê também treinamentos e o lançamento, em 2021, do Mapa da Diversidade, com informações sobre todo o estado.
Preço médio da tarifa aérea no 1º trimestre foi de R$ 376,00
A tarifa aérea doméstica do 1º trimestre deste ano teve queda de 3,3% em comparação ao valor praticado no mesmo período de 2020 (Divulgação)
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De acordo com o Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas – 1º trimestre de 2021 divulgado pela Anac, trata-se do terceiro ano consecutivo de redução no período.
De janeiro a março deste ano, o preço médio do bilhete aéreo foi de R$ 376,32 ante R$ 389,13 apurado nos primeiros meses de 2020.
É o menor valor registrado no primeiro trimestre desde o início da série histórica, iniciada em 2002.
Nos três primeiros meses deste ano, 9,4% das passagens foram comercializadas com tarifas aéreas abaixo de R$ 100,00 e 53,6% abaixo de R$ 300,00.
As passagens acima de R$ 1.500 representaram 0,9% do total dos bilhetes vendidos no período.
No mercado doméstico, a demanda de passageiros e a oferta de voos tiveram redução no período, da ordem de 32,4% e 28,5%, respectivamente.
No acumulado dos três primeiros meses, houve queda também no número de passageiros pagos transportados, de 37,8%.