Turismo

Edição: Hugo Julião
10:26
05/03/2021

Conexão Turismo | Edição de 05 de março

Por João Afonso Mamoré

--------------------


“Projeto Experiências do Brasil Rural”

Na Fazenda Yrerê, em Ilhéus, há um circuito onde se pode conhecer os pés de cacau, observar e provar o fruto em fermentação e degustar chocolates feitos por lá (Instagram/Reprodução)

--------------------

Na segunda-feira (8), serão abertas as inscrições para a seleção dos roteiros do “Projeto Experiências do Brasil Rural”, que busca apoiar e promover o turismo em áreas rurais do país. 

Trata-se de uma parceria entre os ministérios do Turismo, da Agricultura e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 A meta é inserir produtos elaborados por pequenos produtores rurais nos bares, restaurantes, meios de hospedagem, lojas de artesanato e outros equipamentos que integram o roteiro turístico rural.

No Paraná, a Vinícola Legado (vídeo) oferece experiências onde você pode colher as uvas da videira, conversar com os produtores e participar de um picnic com uvas ou espumanes em meio aos vinhedos (Divulgação)

--------------------

No Brasil já há uma série de empreendimentos rurais que estruturam atividades turísticas variadas.

Alguns desses exemplos são as experiências em colheitas de produtos agrícolas, a participação no preparo de produtos como chocolates e vinhos e as experiências gastronômicas características de cada região.

As inscrições, que se encerram em 02 de abril, podem ser feitas AQUI

 

Aeroporto de Brasília instala câmera termográfica no desembarque

(Divulgação)

Os passageiros que desembarcarem no Aeroporto de Brasília em voos domésticos agora terão a temperatura medida por uma solução termográfica automatizada.

O dispositivo, que também detecta a utilização de máscaras, tem a capacidade de processar as informações de 30 passageiros ao mesmo tempo.


Os dados são exibidos ao usuário em uma tela e enviados automaticamente ao Centro de Controle Operacional da Inframérica, concessionária do aeroporto.

Se o usuário estiver com temperatura acima do normal (37°C) será submetido imediatamente a uma nova checagem com um termômetro clínico.

Em caso de comprovação da temperatura elevada, será recomendado ao passageiro que se dirija ao posto médico do terminal.

 

Rock in Rio é adiado para 2022

(Alexandre Macieira/Riotur)

Em decorrência da pandemia de Covid-19, a edição brasileira do evento, que ocorreria em setembro deste ano, foi adiada para o mesmo mês do ano que vem.

O mesmo aconteceu com a edição portuguesa do evento, que ocorre em Lisboa, que só será realizada no mês de junho de 2022.

Essa é a primeira vez em que o evento, que é bienal desde 2011, foi postergado.



O Rock in Rio, que teve sua primeira edição em 1985, recebeu em sua mais recente edição, de 2019, cerca de 700 mil pessoas.

Apesar do adiamento e das incertezas provocadas pela pandemia, anúncios de atrações para o evento devem acontecer ainda ao longo de 2021.

 

Azul reduz voos diários entre março e abril

(Gianfranco Beting/Reuters)

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o presidente da Azul, John Rodgerson, reforçou o otimismo sobre a recuperação da demanda do transporte aéreo no Brasil.

No entanto, disse que a empresa já retirou 50 voos diários de sua malha aérea em março e abril.

Com isso, a média deve ficar em torno de 600 voos diários para o período.

John Rodgerson, preseidente da Azul (Divulgação)

Segundo o presidente, a Azul tem como foco este ano a melhoria dos serviços, como a instalação de wi-fi na frota, além do aumento gradual da malha.

Também se disse otimista com o desempenho da Azul Cargo, que no quarto trimestre de 2020 cresceu 64% em relação ao mesmo período de 2019.

Atribuiu esse comportamento ao crescimento exponencial do e-commerce.

 

Uruguai avalia reabrir fronteiras durante a Páscoa para quem já teve Covid-19

Punta del Este, é a cidade mais visitada do Uruguai, o balneário mais chique do litoral do país, recebendo principalmente turistas argentinos e brasileiros (Divulgação)

Em entrevista à televisão uruguaia, o presidente Luis Lacalle Pou anunciou que o país está estudando a possibilidade de reabrir as fronteiras para o feriado da Páscoa.

Esse é um dos fins de semana prolongados mais importantes para o turismo do país.

O presidente Luis Lacalle Pou no telejornal Telemundo (Hosteltur)

Segundo o presidente, poderiam entrar no país as pessoas que comprovadamente já tiveram o Covid-19.

Também se estuda abertura que tenham recebido uma vacina contra a doença.

“Uruguai tem uma enorme possibilidade de reabrir as fronteiras com seurança. Sou da teoria de abrir as fronteias o quanto antes. É um desejo, mas tem que ter o aval científico”, afirmou Lacalle Pou.

O presidente disse ainda que o país está avaliando a possibilidade de criar um passaporte de saúde para pessoas vacinadas e recuperadas.

Compartilhe