Turismo

Edição: Hugo Julião
09:02
09/03/2021

Conexão Turismo | Edição de 09 de março

Por João Afonso Mamoré

--------------------


Site de busca mostra São Paulo e Fortaleza na liderança de intenção de viagens

 

Fortaleza, Ceará (Banco de Imagens/MTur)

Pesquisa realizada no Google pela agência virtual ViajaNet, em fevereiro último, revela que São Paulo e Fortaleza são os destinos mais procurados para viagens este ano.  

Juntas, as duas cidades somam mais de 25 mil pesquisas no buscador.

Lisboa, Portugal

Ao todo, dos 11 destinos apontados no ranking, apenas um é internacional: Portugal, que encontra-se na terceira posição.

Ter apenas um país internacional entre os destinos mais procurados demonstra uma possível tendência para este ano, que é a procura por voos domésticos, para a realização de viagens mais curtas e dentro do país”, analisa Gustavo Mariotto, head of marketing do ViajaNet.

As viagens para praias e locais de maior contato com a natureza também são muito procurados.

São oito os campeões: Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Natal, Jericoacoara, Maceió e Porto Seguro.  

*Com informações do Mercado & Eventos

 

Guias de turismo podem registrar veículos próprios de trabalho no Cadastur

Site do Cadastur

 

Com isso, a informação passa a constar no crachá de identificação e fica disponível para leitura de clientes através de QR Code.

No Brasil, já são 374 os chamados Guia-Motoristas, profissionais que registraram um automóvel ou utilitário próprio utilizado no dia a dia de trabalho.

É permitida a inscrição de apenas um veículo, que pode também estar no nome do cônjuge, companheiro ou dependente.

Para registrar o veículo, o guia de turismo deve acessar o seu cadastro no site do Cadastur e clicar na opção “Alterar/Resolver Pendência”.
 

 

Airbnb perde locais de hospedagem em pontos turísticos da Europa

Rua deserta em Barcelona por causa das medidas de confinamento obrigatóri (Reuters)
 

A pandemia COVID-19 conseguiu o que muitos prefeitos da Europa tentaram e não conseguiram: varrer dezenas de milhares de Airbnbs dos centros das cidades.

Com isso, o custo dos aluguéis para os moradores locais reduziram-se em até 15%.

Os críticos dizem que o aumento de propriedades listadas no site de locação curta do Airbnb, nos últimos anos, tirou muitos moradores de seus próprios mercados imobiliários.

O fenômeno transformou muitos bairros históricos em espaços sem alma.

Praga: Praça da Cidade Velha e Relógio Astronômico completamente vazios (Chris Lettner)

O colapso do turismo fez alguns anfitriões substituírem turistas por inquilinos de médio e longo prazos, mudarem-se para os imóveis ou desistirem das propriedades.

Esse processo foi observado em cidades como Lisboa, Barcelona, Praga e Veneza.


A Airbnb diz que se adaptou aos padrões de viagem em constante mudança, com as pessoas indo para cidades menores em vez de pontos turísticos.

Tivemos mais anúncios na França, Alemanha, Portugal, Espanha e República Tcheca combinados no final de 2020 do que no final de 2019”, disse o porta-voz Andreu Castellano à Reuters.

Embora alguns anfitriões de grandes destinos europeus planejem voltar ao Airbnb quando os turistas retornarem, outros deixaram o negócio dos aluguéis de temporada de vez.

 

Hotéis queixam-se que toque de recolher prejudica hóspedes em Brasília

Setor Hoteleiro Sul de Brasília (Flickr)

A ABIH do Distrito Federal alertou, nesta terça-feira (9), que o toque de recolher das 22h às 5h sem ressalvar as atividades da hotelaria coloca em risco cerca de 2 mil hóspedes na capital.

 Isto porque, a medida impede a prestação de serviços essenciais aos hóspedes, como alimentação, recepção, limpeza, governança, manutenção, segurança e sistemas de combate a incêndio.


Pela natureza dos serviços prestados, afirma ofício da associação, os empreendimentos necessitam manter, obrigatoriamente, as equipes de colaboradores 24 horas por dia.

Por isso, a entidade suegeriu ao Governo do DF que os funcionários do setor portem declarações dos empregadores comprovando o vínculo empregatício.

Essa declaração seria apresentada aos órgãos de fiscalização, em caso de necessidade, durante o período de toque de recolher.

Compartilhe