Turismo

Edição: Hugo Julião
10:23
11/03/2021

Conexão Turismo | Edição de 11 de março

Por João Afonso Mamoré

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Aberto desde outubro de 2020 turismo em Fernando de Noronha pode voltar a fechar 

Fernando de Noronha (Getty Images)

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O arquipélago ficou fechado por sete meses, de março a outubro de 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Em reunião do Conselho Distrital, que reúne empresários e moradoras na última terça-feira (9) , ficou evidente o temor de um novo lockdow.

A Azul vai cancelar uma das duas frequências diárias para a ilha, a partir do dia 1º de abril, que passa a ter um voo da Gol e outro da Azul.

A presidente do Conselho de Turismo (Contur), Dora Costa, disse que o setor não suporta um novo fechamento.  


O administrador do Arquipélago, Guilherme Rocha disse em nota que o fechamento da ilha para o turismo não é cogitado pelo governo de Pernambuco. 

Fernando de Noronha registrou 569 casos de Covid-19, desde o início da pandemia, em março de 2020. Desse total, 508 pessoas estão recuperadas e dois óbitos foram confirmados.

 

Turistas fazem reservas no escuro para ir à Europa 

Palma de Maiorca é a capital da maior e uma das mais bonitas ilhas do arquipélago das Ilhas Baleares (Divulgação)

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Muitos viajantes americanos estão otimistas e apostam em passar o verão do hemisfério norte da Europa, especificamente no Mediterrâneo.

Em janeiro quando a vacinação contra a covid-19 começou para valer nos Estados Unidos, as agências de viagens receberam milhares de pedidos de cotação.

Mas a janela para o continente europeu fechou.

Saint-Tropez, na Riviera Francesa (HiSoUR)

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Mesmo assim, muitos viajantes estão otimistas e querem ser os primeiros a chegar quando as fronteiras finalmente forem reabertas.

No entanto, destinos tradicionais como Positano, Saint-Tropez e até Maiorca podem estar fora do alcance, já que Itália, França e Espanha ainda não decidiram reabrir as fronteiras. 

A Espanha é o país que mostra o maior otimismo já que pensa permitir viajantes da UE a partir de 21 de junho e de outros países a partir de julho, reciprocamente 

 

Projeto quer conectar as maiores trilhas do Brasil

Vista da Travessia da Serra Fina, na trilha Transmantiqueira (Redetrilhas)

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Rede nacional poderá ter mais de 10 mil quilômetros de caminhos de Norte a Sul, nos moldes europeus.

Esta é a proposta da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, projeto que nasceu em 2018 no ICMBio.

O objetivo é criar uma rota nacional de 10,5 mil quilômetros que cubra todo o país, mas que pode ser “recortada” para ser feita em partes, nos moldes de circuitos existentes nos EUA e Europa.

Vista do Tijuca Mirim, na trilha Transcarioca (Redetrilhas)

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Alguns trajetos já existiam, e outros estão sendo adicionados. Ao todo, três mil quilômetros já podem ser explorados a pé ou de bicicleta no país.

A criação de trilhas é uma importante ferramenta para a preservação do meio ambiente e para a geração de renda, com serviços de apoio ao turista”, disse Pedro da Cunha e Menezes, diretor da Rede Brasileira de Trilhas.

*Com informações do caderno Viagem/O Globo

 

Aeroporto Santos Dumont terá embarque totalmente digital 

Começou a operar hoje (11) o Embarque+Seguro, uma tecnologia que reconhecimento facial que dispensa a apresentação do cartão de embarque pelos passageiros.

O projeto tem a participação de empresas parceiras, com a colaboração da Infraero e da Azul, o que assegurou o suporte de equipamentos modernos para oferecer o embarque automatizado em portões eletrônicos (e-gates).


O projeto será integrado a um sistema nacional que vai permitir checar e validar a identidade do passageiro a partir do cruzamento com diferentes bases de dados governamentais.

No Santos Dumont, o tempo de checagem por passageiro será de aproximadamente dois segundos e vai dispensar o manuseio de papéis e documentos.

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