Por João Afonso Mamoré
--------------------
A Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com o Batalhão de Policiamento Turístico (BPtur), iniciou na quinta-feira (10) um ciclo de palestras para 28 novos oficiais militares.
Irma Karla, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe, o tenente coronel Gladston, comandante do BPtur, e o secretário de Turismo, Sales Neto.
O secretário enfatizou a importância dos policiais, considerando que eles sempre são, em todo o mundo, uma importante e segura fonte de informação para turistas (Fotos: Matheus Moura/Setur)
---------
O objetivo é dar aos militares mais informações para ajudar no atendimento ao turista
Eles receberão instruções técnicas sobre legislação turística e os principais atrativos de Sergipe.
O ciclo de palestras com os oficiais militares sobre a segurança pública como indutor do desenvolvimento do turismo ocorrerá todas as quintas-feiras, durante nove semanas.
A parceria inclui, também, o Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe, que será responsável por ministrar as palestras, que têm foco na legislação turística e nos principais produtos turísticos de Sergipe.
Publicidade
----------
United Airlines pretende voar com aviões supersônicos
O Concorde atingia 2,04 vezes a velocidade do som e deixou de voar em 24 de outubro de 2003.
O último voo, operado pela British Airways, foi entre Nova York e Londres e levou 3h30 de viagem (Divulgação)
----------
A companhia aérea anunciou planos de comprar da start-up Boom Supersonic 15 aviões supersônicos, 18 anos após o encerramento das operações do Concorde, por problemas sonoros.
A aeronave Overture poderá transportar passageiros a partir de 2029 com o dobro da velocidade dos aviões comerciais mais rápidos, caso cumpra as normas da agência americana de aviação (FAA).
A apresentação do avião será em 2025, o primeiro voo em 2026 e a operação comercial em 2029.
Os motores serão 100% a base de combustível sustentável para aviões (sustainable aviation fuel, SAF).
Ministério do Turismo e Iphan lançam ações para atrair investidores
O MTur e o Iphan apresentaram, na quinta-feira (10), ações para atrair investimentos, modernizar a sinalização turística no país e desburocratizar processos de licenças ambientais. (Reprodução/@MTurismo)
----------
Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado, o portal conta com 50 projetos cadastrados em 19 estados, com projeção de investimentos na ordem de R$ 21 bilhões e potencial de geração de 116 mil empregos diretos e indiretos
As iniciativas foram anunciadas durante cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.
Uma das novidades é o Portal de Investimentos.
Trata-se de um site na internet que passa a reunir o portfólio de oportunidades de negócios do setor em todo o país.
Também foi lançado o Sistema de Avaliação de Impacto ao Patrimônio, do Iphan, que torna digital parte do processo de licenciamento ambiental do instituto.
A partir de agora, os processos mais simples, que representam 70% das solicitações anuais ao Iphan serão mais ágeis, em horas.
Foi apresentada, ainda, a edição atualizada do Guia Brasileiro de Sinalização Turística.
O guia é uma parceria entre Iphan, MTur, Denatran e Unesco.
O guia traz orientações sobre à sinalização adequada para facilitar a movimentação de visitantes, locais e atrações de interesse turístico que formam o patrimônio cultural e natural do Brasil.