26/07/2022 18:30

Compartilhe:

O Dia dos Avós foi celebrado ontem, terça-feira (26). Para comemorar a data, a Agência de Notícias do Turismo (ANT) conversou com duas avós apaixonadas por viagens e que carregam seus netinhos consigo Brasil afora.

Confira alguns trechos:

Acima: Jailma com os netos e as amigas Elvira Costa e Doralice Carneiro

Abaixo: Luciana na praia de Boa Viagem (PE) e com as netas

Fotos: Arquivo Pessoal

-------------------

Jailma Medeiros tem 65 anos, mora em Brasília, e é avó de seis netos. 

Desde que se aposentou, em 2005, a professora começou a viajar após a saída dos filhos de casa.

Sempre tive o desejo de conhecer os locais, mas eu trabalhava bastante. Os anos se passaram, me divorciei, meus filhos casaram e eu me senti solitária.

Foi quando meus próprios filhos me incentivaram a viajar, eu fui e nunca mais parei. Hoje me considero nômade”.

Hoje ela conhece quase todo o Brasil, sempre viajando com amigos.

Ela diz que a idade não é um empecilho para se divertir, conhecer novas culturas e apreciar as delícias da gastronomia local.

Um dia eu realizei meu sonho e pedi aos pais do Mateus, meu neto de 6 anos, para viajar com ele. Foi uma experiência incrível e eu fiquei maravilhada com tudo que vivi com meu neto”, conta Jailma.

Mateus e a avó embarcaram em um avião rumo à Araguatins (TO), onde visitariam parentes. 

Essa viagem com o Mateus e os passeios com ele e meus outros netinhos me fizeram reviver a infância.

Tomamos banho de mangueira, andamos de barco, comemos guloseimas, passeamos de bicicleta... eu brinquei junto com eles e fomos muito felizes.

Percebi que essas memórias vão ficar para sempre com a gente e sinto que os laços de amor foram ainda mais fortalecidos. O Mateus, por exemplo, queria estender a viagem”, conta, dona Jailma, aos risos com a lembrança.

 

LEIA TAMBÉM

Sorveterias brasileiras são premiadas em Festival Mundial do Gelato

Os amantes de sorvetes que moram no Brasil podem ficar tranquilos, pois o país é um dos locais que abriga os melhores gelatos do mundo.

-------------------

Viajar com os netinhos é uma paixão de Luciana Franco, avó de seis netos. Ela tem 55 anos e também reside no Distrito Federal.

Ela não mede esforços quando o quesito é pegar os pequenos e cair na estrada:

“Viajo todos os anos, sem falta, com meus netos e sempre escolhemos o Nordeste.

A experiência é ótima, pois, além de conhecermos lugares e criarmos memórias juntos, eu vejo a mudança na rotina e os saltos no desenvolvimento das crianças nesses momentos”.

Apreciadora da natureza do Brasil, a administradora de empresas já visitou, com os netos, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Maranhão.

É claro que há dificuldades em viajar com crianças, é um desafio sair da rotina, se programar e ter que escolher os itens mais necessários para levar na mala, mas o amor e a riqueza de conhecimentos que temos e proporcionamos a eles é uma recompensa imensa”.

Mas se engana quem pensa que os avós só podem viajar com os netos a tiracolo. Desde 2003, Luciana viaja sozinha, com o namorado, com parentes e amigos.

Eu me organizo no trabalho para poder fazer viagens nem que sejam de curta duração, pois viajar é o que eu mais gosto de fazer, então sigo em frente mantendo esse estilo de vida”. 

Eu conheço quase todo o Brasil. Ainda falta subir um pouquinho mais no mapa e visitar a região Norte"

 

LEIA TAMBÉM

Portaria dispensa prazo de validade em embalagens de vegetais frescos

A dispensa da indicação de validade foi autorizada por meio da Portaria nº 458, publicada no dia 22 de julho pelo ministério.

------------------

Para Jailma, viajar é uma necessidade.

“Esse negócio de ficar em casa chorando as desilusões não dá certo. A gente tem que sair e conhecer gente nova, lugares novos.

Viajar faz bem para a saúde física, mental e espiritual, então, não é algo apenas prazeroso, é algo necessário”.


Luciana concorda com essa perspectiva. O turismo na vida dela proporcionou aprendizados, prazeres e conhecimentos.

Para ela, depois de tantas dificuldades que a humanidade passou em meio à pandemia, é preciso aproveitar a vida e apreciar cada momento.

Viva a vida, pois ela é um sopro”, é o conselho dado pela administradora de empresas.

Nos acompanhe por e-mail!