Na manhã desta quinta-feira, 15, durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Fabiano Oliveira (PP) falou sobre a importância de começar a se pensar no São João de 2023.
O parlamentar, que também é presidente da Frente Parlamentar de Turismo da Casa, reforçou que a divulgação da festa precisa acontecer logo após o Carnaval.
“Tenho sugestões para o Forró Caju que quero apresentar ao prefeito e ao Trade Turístico”, afirma Fabiano Oliveira
Fabiano ainda sugeriu uma mudança para o São João na cidade de Aracaju.
Ele afirmou que ainda é um projeto que tem que ser lapidado e discutido com todos os envolvidos.
“Minha ideia é que o Forró Caju mude de local e na Praça dos Mercados seja realizada uma Virada Cultural. Um espaço voltado para manifestações culturais, artísticas, concursos de quadrilhas juninas, exposição de comidas típicas, e claro, muito forró valorizando nossa tradição e nossos cantores.
Sugiro uma revitalização com a criação de Galpões Culturais para espalhar o nosso São João pelos bairros e dar ainda mais vida ao período que é tão importante para nós”, sugeriu.
O Vereador ainda pontua:
“O objetivo não é acabar com o Forró Caju, mas transferir a festa para a Orla de Atalaia, na área que fica em frente ao motocross.
O atual espaço ficou pequeno para a grandiosidade do evento e com essa sugestão levaríamos mais conforto para todos, além de concentrar a festa em uma região turística e de acesso aos hotéis e pousadas.
Claro que essa alteração também pede a gratuidade do transporte no sentido Orla para a população durante o período festivo das 19h às 04h da manhã.
São ideias que eu estou tendo e quero levar para aprimoramento!”.
O presidente da Frente ainda destacou a necessidade de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a realização da festa e que esse modelo já vem sendo executado em grandes estados nordestinos.
“Eu ainda sou a favor de uma PPP para realização do nosso Forró Caju e também uma licitação para criação de camarote privado na festa.
Se tudo for pensado com antecedência, o Trade Turístico consegue criar e vender pacotes turísticos para os turistas curtirem o São João no nosso Estado.
Nós vivemos mais de trinta dias de muito forró nos municípios sergipanos e temos potencial para ser o centro do Brasil durante esse período”, comentou.
“Através do diálogo podemos construir e divulgar com antecedência o nosso São João.
É uma sugestão para análise da Prefeitura de Aracaju, Governo do Estado, secretarias de Cultura e todos que fazem o Trade Turístico para que a programação da festa seja lançada com prazo para que todos possam pensar em Sergipe como destino para o período junino”, finalizou o vereador.
Por: Hivy Rhafaella
Fotos: Agência Câmara