>

23/05/2025 18:10

Compartilhe:

Caranguejo Gigante na Orla da Atalaia

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), autorizou a quarta restauração da escultura do caranguejo gigante, localizada na Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia, em Aracaju. O monumento é um dos principais cartões-postais da capital e atrai milhares de visitantes.

Detalhes da revitalização

A ordem de serviço foi assinada na última quinta-feira, 22, com a presença do secretário Luiz Roberto Dantas e do artesão Ary Marques Tavares, criador e responsável pela recuperação da peça.

Com 7 metros de comprimento e 2,30 metros de altura, a escultura é feita em fibra de vidro e pintada com tinta automotiva.

As obras seguem o seguinte cronograma técnico:

  • Lixamento completo da estrutura atual
  • Aplicação de mantas de resina com talco
  • Correção de fissuras
  • Aplicação de primer automotivo
  • Pintura final e acabamento

O trabalho será concluído no prazo de 30 dias.

Histórico de restaurações

Desde sua inauguração em julho de 2014, na gestão do ex-governador Jackson Barreto, a escultura já passou por restaurações nos anos de:

  • 2016
  • 2018
  • 2021

Expectativa para os festejos juninos

O secretário Luiz Roberto destacou a importância da revitalização para o turismo sergipano, especialmente com a proximidade do São João:

“O caranguejo gigante é um dos símbolos mais visitados da nossa orla. Ele atrai turistas, movimenta a economia e reforça a identidade cultural de Sergipe. Com a escultura revitalizada, teremos um atrativo a mais durante os festejos juninos, que tradicionalmente aumentam o fluxo turístico na capital”, afirmou.

 

Com informações da ASN

Da redação

Da redação -

Aracaju Magazine

Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal. 

Nos acompanhe por e-mail!