As expectativas para o crescimento do Turismo em 2022 seguem em alta.
Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado nesta quarta-feira (14/09), o setor deve avançar 5,1% neste ano.
O percentual é maior do que o registrado pela entidade no último mês, quando foram estimados 4,1% de expansão em comparação com 2021.
O volume da receita do setor de serviços, onde o Turismo está incluído, também foi revisado, passando de 2,5% para 2,9%.
Crédito: Arquivo MTur
O avanço dos números do setor veio após a alta em julho de 1,1% no índice de atividades turísticas anunciado pelo IBGE na última terça-feira (13/09).
O crescimento foi o maior para o mês desde 2011, quando foram registrado uma alta de 1,6%.
Na comparação entre julho de 2022 e 2021, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil apresentou expansão de 26,5%.
O índice positivo foi impulsionado pelos aumentos de receita obtidos por empresas de transporte aéreo e rodoviário de passageiros, restaurantes, hotéis, locação de automóveis, e serviços de bufê.
A cada R$ 1 investido pela indústria de cruzeiros, R$ 3,23 retornam para a economia brasileira
Um dia de debates sobre a indústria de cruzeiros e sua importância para a economia nacional, tanto na geração de postos de trabalho como de renda.
----------------------
A retomada dos mais de 50 segmentos relacionados ao turismo também ampliou a oferta de empregos formais no país.
Segundo o estudo, no acumulado entre outubro de 2020 a julho de 2022, 380 mil novas vagas de empregos foram geradas no Brasil.
Os destaques ficaram por conta das aberturas líquidas de vagas nas atividades de bares e restaurantes (+281,5 mil) e serviços de hospedagem (+68,9 mil).