O mês de julho viu uma movimentação expressiva nos aeroportos do Brasil, impulsionada pelas férias escolares, com mais de 8,4 milhões de passageiros registrados, de acordo com o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Esse número representa um aumento de 10,2% em comparação ao mesmo período do ano passado e está apenas 1,3% abaixo dos números de 2019, pré-pandemia.
Entre as rotas mais movimentadas, a ponte-aérea Rio-São Paulo liderou, seguida por São Paulo-Porto Alegre e São Paulo-Brasília.
Crédito: Arquivo MTur
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que os dados de julho refletem a forte retomada do setor turístico no país.
Ele ressaltou a relevância da aviação para impulsionar o turismo brasileiro e ressaltou a contribuição do setor para a geração de empregos e renda.
O relatório também apontou que os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Brasília foram os de maior movimentação, representando quase 35% de todo o fluxo registrado no período.
Em seguida, os terminais Santos Dumont (RJ), Campinas (SP) e Confins (MG) concentraram pouco mais de 17% do total de passageiros.
Além disso, os passageiros que viajam de avião podem contar com o guia "Consumidor Turista", disponibilizado pelos Ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública.
Essa publicação esclarece de forma clara e objetiva os direitos e deveres dos consumidores ao planejar viagens e contratar serviços. Dicas sobre o check-in, a importância da pontualidade e outras informações relevantes também estão inclusas no guia.
Com informações do Mtur