O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, através do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur-CNC), lançou o projeto “Bem-Vindo ao País do Forró”, nessa quinta-feira (1), no Hotel Sesc Atalaia.
A iniciativa é capitaneada pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-SE (Cetur-CNC)
Essa iniciativa busca estimular o comércio e o turismo do estado no mês de junho por meio de uma caravana que visitará hotéis, bares, restaurantes, beach clubs e o aeroporto de Aracaju, durante 30 dias, para levar a cultura da nossa terra aos turistas e exaltar os atrativos dos festejos juninos em Sergipe.
A caravana é composta por uma dupla de quadrilheiros, Ingrid Reis e Alex Mania, e um sanfoneiro, um zabumbeiro e um percussionista com triângulo para formação do tradicional trio do forró.
Enquanto o grupo anima o povo com a alegria do nosso festejo, a guia de turismo vai educá-los sobre o histórico cultural da manifestação junina sergipana e apresentar as principais atrações e localidades do estado.
Além do “Bem-Vindo ao País do Forró”, na ocasião também foi destacado outro projeto que busca movimentar a cultura e o mercado no centro comercial de Aracaju, o “São João na Praça”.
O evento vai animar a população na Praça General Valadão durante 10 dias de festejo, entre os dias 12 e 22 de junho.
Com uma caravana de atrações artísticas, o projeto vai animar bares, restaurantes, hotéis e o aeroporto de Aracaju
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, falou da importância do evento para o avanço do turismo no estado e citou algumas das atrações que irão participar do nosso São João.
“O Sistema CNC, Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, demonstrou que é possível fomentar o turismo no estado nesse período junino.
Para isso estamos com duas ações, primeiro é o São João na Praça, que acontecerá entre os dias 12 e 22 de junho, na praça general valadão.
Com shows artísticos, com apresentações, com o concurso de quadrilha “Seu Menino” do Sesc, e também, com o Aldeia Sesc no dia 16 de junho, que soma mais de 25 grupos folclóricos sem um cortejo de apresentação. Então, a Federação do Comércio, com todo o sistema está demonstrando que é possível gerar emprego e renda.
Se o governo do estado está fazendo, se o município de Aracaju está fazendo, se vários municípios estão fazendo, a Federação do Comércio enquanto representante do terceiro setor terciário não poderia ficar de fora.
Estamos presentes, estamos dizendo sim, estamos fazendo a diferença”.
O presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio-SE (Cetur-CNC), Fábio Andrade, ressaltou que o projeto “Bem-Vindo ao País do Forró” será significativo para o empresariado local e detalhou um pouco mais sobre o funcionamento do projeto.
“Nós somos um conselho empresarial, então nosso principal objetivo é que as empresas possam aumentar o seu faturamento agora em junho.
A Fecomércio vai fazer uma caravana com 30 dias de apresentações.
A nossa intenção é que as empresas sintam que a gente pode realmente impulsionar o comércio, impulsionar os serviços e impulsionar o turismo.
Serão 30 dias com Robertinho dos 8 baixos, filho da Clemilda, um grande nome da nossa cultura.
Alex, um dançarino, já puxador de quadrilha a muitos anos, Tia Lu, uma guia de turismo extremamente profissional, e que vai poder trazer para os turistas as informações precisas sobre onde está acontecendo o forró, nossas atrações culturais e artísticas e, também, falar do nosso potencial turístico para aquele que tiver qualquer dúvida.
A gente vai estar nesses 30 dias mostrando a cara da Fecomércio, mostrando que a Fecomércio, junto com o Senac e com o Sesc, está promovendo um belíssimo projeto. Bem-vindos ao país do forró”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 12 sindicatos patronais em Sergipe.
Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.