Com o intuito de unificar e potencializar as pautas do Turismo no Mercosul, o ministro do Turismo brasileiro, Celso Sabino, promoveu um encontro nessa terça-feira (17/10) com autoridades do setor dos países vizinhos.
Encontro do Ministro Celso Sabino com a subsecretaria de Turismo do Chile, Verónica Lagos, a secretária de Promoção Turística da Argentina, Yanina Martinez, o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, a secretária de Promoção turística do Paraguai, Angelita Duarte e o ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera. Crédito: MTur
Propostas para intensificar o turismo
O grupo chegou ao consenso sobre a assinatura de um Protocolo de Intenções entre as cinco nações, priorizando quatro temas centrais:
Visão conjunta sobre o setor
Celso Sabino reforçou a perspectiva de união entre os países.
"O governo federal do Brasil vê no Mercosul uma grande força, e para explorá-la, precisamos estar alinhados. O turismo é um segmento que naturalmente nos une, e como nações irmãs, nosso objetivo é crescer de forma sustentável e responsável", expressou.
Brasil como sede da OMT
Durante a 119ª reunião do Conselho Executivo da OMT, Sabino abordou a ideia da instalação definitiva do escritório da entidade no Brasil, destacando os avanços neste sentido e contando com o apoio expresso do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
"O escritório será fundamental para o desenvolvimento socioeconômico da região", destacou.
O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, também demonstrou otimismo sobre a iniciativa.
"Em breve, celebraremos a inauguração de dois novos escritórios - em Marrocos e no Brasil", afirmou.