25/08/2023 10:07

Compartilhe:

Os destinos litorâneos de Maceió (AL), Porto de Galinhas (PE) e Porto Seguro (BA) se destacaram como os mais procurados e vendidos pelas operadoras de turismo do Brasil durante o primeiro semestre deste ano, de acordo com o recém-lançado Boletim Braztoa, divulgado em 22 de agosto.

Este boletim fornece uma análise detalhada do desempenho das operadoras durante o período, além de traçar perspectivas para a segunda metade de 2023.

Além desses destinos, São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) também garantiram seu espaço no ranking dos destinos mais preferidos pelos viajantes nacionais.

Praia Pajucara em Maceió (AL). Crédito: Marco Ankosqui/MTur

O levantamento revelou que outros destinos nacionais também estão conquistando a preferência dos turistas e obtendo bom desempenho nas vendas pelas operadoras de turismo.

Entre esses destinos estão:

  • Balneário Camboriú (SC), Campos do Jordão (SP), Manaus (AM), Mata de São João (BA), São Miguel dos Milagres (AL) e Trancoso (BA).
  • Este último também faz parte do município de Porto Seguro, que está entre os mais vendidos no primeiro semestre.

Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, enfatiza que "as viagens nacionais continuam sendo relevantes, com um grande potencial de crescimento, especialmente se forem enriquecidas com experiências competitivas".

As expectativas para o segundo semestre deste ano são otimistas.

Segundo a pesquisa, 86% das operadoras projetam que as vendas e atividades de turismo no segundo semestre de 2023 superarão os números de 2022.

Essas empresas preveem um aumento de 37,6% nas vendas para o Natal e de 47,7% para o Réveillon, em comparação ao ano anterior.

Além das festividades de fim de ano, a pesquisa também revela que as viagens para datas ao longo do ano, não relacionadas a feriados ou festas, representarão 23,4% do faturamento do que foi vendido no primeiro semestre.

Os feriados, por sua vez, responderão por 11,8% das vendas no segundo semestre.


Quanto aos produtos mais comercializados:

  • os pacotes de viagem completos lideram o ranking, com 36,95% das vendas.
  • Em segundo lugar, estão as vendas exclusivamente de hospedagem, com 27,82%, seguidas pela comercialização de produtos terrestres, com 15,82%.
  • Os cruzeiros ocupam a quarta posição, com 8%, com a temporada iniciando em outubro.


Braztoa – A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) é uma entidade de vanguarda e sem fins lucrativos que promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Sprint Dados – Consultoria especializada em desenvolver soluções para a gestão de dados do turismo, a Sprint Dados trabalha com estruturação de dados, desenvolvimento de estudos e pesquisas.


Com informações do Ministério do Turismo

Nos acompanhe por e-mail!