Na sede da Itaipu Binacional, no Paraná, representantes do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai assinaram a "Carta de Foz do Iguaçu", uma iniciativa para fortalecer o turismo na região do Mercosul.
A carta, proposta pelo Brasil, que atualmente preside o grupo de ministros do Turismo do Mercosul, visa promover ações sustentáveis e integradas no setor.
Facilitação do Trânsito e Conectividade Aérea
- Os principais pontos da Carta incluem medidas para facilitar o trânsito de turistas nas fronteiras, ampliar a conectividade aérea e realizar promoções turísticas conjuntas em mercados internacionais, com foco na marca “Visit South America”.
- O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, enfatizou a importância de trabalhar em conjunto para melhorar o acesso às fronteiras e promover a região.
Promoção turística conjunta
- A promoção turística conjunta é um elemento chave do acordo, com os países se comprometendo a colaborar em eventos e feiras, além de desenvolver a marca "Visit South America".
- A subsecretária de Turismo do Chile, Verónica Pardo Lagos, destacou as belezas naturais da região como um grande atrativo para turistas internacionais.
Integração e cooperação no Mercosul
- A reunião também teve propostas para alocar estandes dos países do Mercosul e estados associados próximos uns dos outros em feiras de turismo, medida também válida para entidades turísticas privadas e/ou públicas, com o objetivo de facilitar a promoção conjunta de destinos.
O Mercosul, fundado em 1991, é um importante bloco de integração regional na América Latina, atuando na promoção da cooperação, desenvolvimento, paz e estabilidade no continente.
Com informações do Mtur