A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), está empenhada em fortalecer a indústria turística na capital sergipana.
Com o próximo verão se aproximando, previsto para começar em 22 de dezembro, a administração municipal tem se dedicado a implementar estratégias planejadas para atrair um maior número de turistas para Aracaju.
Uma das conquistas notáveis desse esforço é o aumento do tráfego de passageiros no Aeroporto Santa Maria.
Foto: Michel de Oliveira
O secretário de Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, ressaltou que a prefeitura tem conduzido uma programação intensa desde o início do ano, com foco na realização de roadshows para promover os atrativos turísticos da cidade em diversas capitais e grandes cidades do Brasil.
Em colaboração com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), a Prefeitura destinou R$1,5 milhão para essa iniciativa.
No segundo semestre de 2023, já estão agendados roadshows em importantes cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Secretário Jorge Fraga / Foto: Marcelle Cristinne
"Nossos roadshows promovem Aracaju como um todo, destacando seus pontos turísticos. Mostramos ao Brasil nosso modelo de administração, limpeza, infraestrutura, organização e segurança. Isso tem gerado grande interesse, pois os turistas desejam visitar uma cidade limpa, tranquila e com boas opções turísticas. Possuímos praias deslumbrantes e os turistas apreciam a hospitalidade do povo aracajuano", salientou o secretário Fraga.
Além das ações de divulgação, a equipe da Secretaria Municipal de Turismo participará de duas feiras internacionais no segundo semestre:
A prefeitura também tem apoiado e patrocinado eventos privados, como o Natal Iluminado, que amplia a divulgação nacional da cidade.
Roadshows têm apresentado os atrativos de Aracaju em todas as regiões do país / Foto: Ascom Setur
Fluxo ampliado no aeroporto
O Aeroporto Santa Maria se tornou um indicador-chave do aumento do turismo na cidade.
De acordo com o secretário Jorge Fraga, os investimentos e ações planejadas têm impulsionado o fluxo de turistas para Aracaju.
A empresa Aeroportos Nordeste do Brasil S/A (Aena Brasil), que administra o Aeroporto Santa Maria, registrou um crescimento constante na movimentação de passageiros na capital sergipana.
Entre os aeroportos gerenciados pela Aena, o de Aracaju é o segundo em recepção de turistas.
Números divulgados pela Aena Brasil mostram que o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria cresceu 29,9% em julho de 2023, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
O secretário Fraga enfatizou:
"Esses investimentos têm melhorado o desempenho do aeroporto e contribuído para que o segundo semestre seja bem-sucedido, resultando em um verão com um grande influxo de turistas em Aracaju. Nossas participações em feiras, apoio e patrocínio a eventos privados, bem como a realização de eventos municipais como o Festival do Caranguejo, têm fortalecido o turismo em Aracaju."
Foto: Marcelle Cristinne
A Setur municipal também mantém uma colaboração contínua com operadoras de turismo e agentes de negócios, visando atrair mais visitantes para a cidade.
A parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE) resultou na capacitação de centenas de agentes de viagem.
Para Jorge Fraga, essas ações de promoção do destino turístico são fundamentais para o crescimento sustentável da cidade.
"Estamos empenhados em apresentar uma Aracaju diferenciada, moderna, bem organizada e administrada. Temos uma abordagem distinta para o turismo em comparação com nossos concorrentes.
É essencial continuar investindo, pois isso gera retornos imediatos em termos de impostos.
Isso beneficia a indústria hoteleira, restaurantes, bares, supermercados e taxistas.
Nossa rede de mais de 60 atividades econômicas é impulsionada por esse movimento.
Além disso, precisamos atrair os turistas dos países vizinhos, já que eles têm apreço por praias encantadoras, e temos muito a oferecer", concluiu o secretário.