29/05/2024 14:50

Compartilhe:

Marcos Andrade e Celso Sabino
Marcos Andrade e Celso Sabino
Marcos Andrade e Celso Sabino

Na esteira da visita do Ministro do Turismo, Celso Sabino, à Confederação Nacional do Comércio (CNC) em Brasília, na última terça-feira (27), o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, Marcos Andrade, aproveitou a oportunidade para entregar ao ministro uma cópia dos projetos de incentivo ao turismo, desenvolvidos pela entidade no estado.

Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe,Marcos Andrade e o Ministro do Turismo,Celso Sabino

Reunião com Confederação Nacional do Comércio
Reunião com Confederação Nacional do Comércio

Destaques dos projetos apresentados

Entre os projetos apresentados, destacam-se o São João na Praça, São João da Família, Semana da Sergipanidade, Bem-Vindos ao País do Forró e Natal Iluminado.

Impacto econômico do turismo em Sergipe

Segundo Andrade, esses eventos têm demonstrado um retorno significativo na elevação da ocupação hoteleira, no aumento das vendas do comércio, no fortalecimento das atividades turísticas em Sergipe e na geração de empregos nas atividades da cadeia produtiva do turismo.

O turismo é um dos setores mais importantes da economia de Sergipe. De acordo com dados levantados pela Fecomércio, o setor gera mais de 80 mil empregos diretos e indiretos no estado e contribuiu com 3,2% do PIB do estado em 2023.

Apoio solicitado ao Ministério do Turismo

Durante o encontro com o ministro, Andrade solicitou o apoio do Ministério do Turismo para a realização dos eventos, ressaltando a importância do turismo para a economia sergipana.

O turismo é um dos setores que mais gera emprego e renda no nosso estado. Por isso, é fundamental que contemos com o apoio do governo federal para fortalecer ainda mais esse setor. Os eventos de incentivo ao turismo promovidos pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac têm um papel fundamental para o desenvolvimento do setor no estado. Ao atrair mais visitantes para Sergipe, esses eventos contribuem para a geração de emprego e renda, para o aumento das vendas no comércio e para o fortalecimento da economia local”, afirmou o presidente, Marcos Andrade.

Em sua visita, o Ministro do Turismo conheceu os trabalhos realizados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Em sua visita, o Ministro do Turismo conheceu os trabalhos realizados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Compromisso do Ministro Celso Sabino

O ministro Celso Sabino se mostrou receptivo às propostas apresentadas por Marcos Andrade e se comprometeu a analisar os projetos com atenção.

O Ministério do Turismo está sempre disposto a apoiar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Vamos analisar os projetos com atenção e ver de que forma podemos colaborar”, disse o ministro.

Os projetos de incentivo ao turismo apresentados pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe visam promover o estado como destino turístico em todo o país.

Descrição dos principais eventos

Entre os eventos que já se tornaram tradição no estado, estão:

  • São João na Praça, uma festa junina realizada no centro de Aracaju, com concurso de quadrilhas juninas, shows de artistas locais e muita animação;
  • São João da Família, evento que reúne famílias para celebrar o São João com decoração especial na praça Fausto Cardoso, shows musicais de forró em um ambiente cenográfico interativo com os visitantes;
  • Semana da Sergipanidade, uma semana dedicada à cultura sergipana, com apresentações de música, dança, teatro e culinária além de exposições de mais de 20 municípios na cidade cenográfica no Centro de Aracaju.

Além desses ainda foram apresentados os projetos:

  • Bem-Vindos ao País do Forró: Um evento que recepciona os turistas que chegam a Sergipe durante o período junino, visitando aeroporto, hotéis, pontos turísticos de todo o estado, com uma van decorada, um trio pé-de-serra e um casal de dançarinos animando as pessoas;
  • Natal Iluminado: Uma decoração natalina que dá brilho, luz e alegria para mais de 900 mil pessoas em Aracaju, atraindo visitantes de todo o país, e atingiu 2.1 milhões de pessoas com a extensão em 15 cidades, sendo o maior evento natalino do mundo.

 

Fonte: Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe

Nos acompanhe por e-mail!