Um encontro realizado em Santiago, no Chile, marcou a formalização de uma estratégia conjunta pela Rede Latino-Americana de Governos para a Atração de Investimentos em Turismo.
Participaram do evento representantes de diversos países, incluindo o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do Ministério do Turismo brasileiro, Carlos Henrique Sobral.
Estratégia latino-americana de atração de investimentos ao turismo foi apresentada durante seminário no Chile. Crédito: MTur
A assinatura da Carta que formaliza essa estratégia ocorreu durante um seminário promovido pelo Grupo Técnico de Turismo da Aliança do Pacífico, que faz parte da Rede.
- Essa estratégia abrange um plano de ação para o período de 2024-2025, com iniciativas voltadas para a ampliação da coordenação de esforços entre os países, a identificação de oportunidades de negócios sustentáveis em cada nação e a divulgação das linhas de apoio dos governos para facilitar a atuação do setor privado na área do turismo. Isso, por sua vez, contribuirá para a recuperação do setor após a pandemia de Covid-19.
Durante o evento, o secretário Carlos Henrique Sobral destacou os esforços do Brasil para atrair investimentos para o setor de turismo.
- Ele mencionou iniciativas em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), incluindo ações de capacitação para os estados visando fortalecer suas habilidades na atração de investimentos e na gestão eficaz e sustentável do turismo.
- Além disso, Sobral mencionou a criação do Portal de Investimentos em Turismo, uma plataforma online que servirá como uma janela para o mundo, destacando as oportunidades de investimento disponíveis no setor turístico brasileiro.
A Rede Latino-Americana de Governos para a Atração de Investimentos em Turismo foi criada em 2021 e tem como objetivo promover a cooperação e o apoio mútuo entre os países membros no desenvolvimento do setor de turismo.
- A ideia é unificar esforços para divulgar o potencial e as oportunidades comuns dos países latino-americanos, fortalecendo assim os investimentos no turismo na região.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância do trabalho da Rede, enfatizando que será essencial para atrair investimentos para todos os países membros.
- Ele destacou o compromisso em avançar em áreas como a conectividade aérea com outros países sul-americanos e na promoção dos destinos turísticos da região.
- Essas ações visam melhorar a percepção dos investidores em relação às diversas oportunidades de atuação não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina.
Com informações do Mtur