14/09/2023 08:20

Compartilhe:

O Rio de Janeiro está solidificando sua posição como principal referência do turismo na América Latina, com um passo significativo ocorrido durante o encontro do Ministro do Turismo, Celso Sabino, e o Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, em Madrid esta semana.

Rafael Almada (reitor do IFRJ), Antonio Florencio (Fecomércio RJ), ministro Celso Sabino, deputado Quaquá e Regina Pinto, diretora do SESC-RJ

O Deputado Federal Washington Quaquá (PT-RJ), um dos principais articuladores para estabelecer o escritório da OMT no Rio de Janeiro, fechou um acordo com o prefeito Eduardo Paes em apoio ao projeto.

Os Correios também estão envolvidos nas negociações, oferecendo seu prédio centenário na Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, para abrigar a representação da OMT, um organismo da ONU, no continente.

  • "Isso tornará o Rio o ponto de partida para as políticas mundiais de promoção do turismo na América Latina. É valioso para o Brasil e para o Rio, que recupera sua liderança no setor", comemorou Quaquá.
  • Ele é membro da Comissão de Turismo e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, além de presidir a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Criativa do Carnaval e das Escolas de Samba, entre outras.

O deputado agradeceu ao Ministro Celso Sabino pela parceria em prol do Rio de Janeiro.

"Juntos, entramos em contato com o prefeito Eduardo Paes, que garantiu todas as condições para a empreitada, e com Clarissa Mazzon, superintendente dos Correios no Rio de Janeiro, e o presidente dos Correios Fabiano Silva Santos, que cederam o prédio dos Correios na Rua Primeiro de Março para a instalação da OMT. Um grande feito para o Rio! Mais uma conquista do presidente Lula em defesa do Rio de Janeiro!", comemorou Quaquá nas redes sociais.

A criação da sede da OMT no Rio também é um pedido do Sistema Fecomércio-RJ, cujo presidente, Antonio Florencio de Queiroz Junior, participou do encontro em Madrid e do evento em homenagem ao Dia da Independência, na embaixada do Brasil na Espanha.

Quaquá acredita que o Rio de Janeiro avançará ainda mais como um importante centro de turismo global com o fortalecimento do Aeroporto Internacional Galeão Tom Jobim.

  • Ele defende que o Galeão se torne uma base de apoio para a TAP, cuja venda está sendo preparada pelo governo português.
  • Quaquá busca que o Brasil crie um grande consórcio, envolvendo o governo federal e empresas brasileiras, para disputar o controle da companhia, o que seria "muito importante para ligar o Brasil, toda a América Latina e o Caribe à África, à Europa e a todos os continentes".
Nos acompanhe por e-mail!