A indústria turística é um dos setores mais resilientes e um dos principais geradores de emprego.
De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), a previsão é que o setor, nos próximo dez anos, gere 5,5 milhões de novos empregos na América Latina, sendo os perfis digitais os que terão maior demanda.
Foto: crédito divulgação
A Decolar – empresa de viagens líder na América Latina – analisou as posições mais demandadas pelas companhias que atuam no setor de turismo.
Confira:
Programadores: são aqueles que se dedicam ao desenvolvimento de software utilizando linguagens de programação.
Para o setor de turismo isso é fundamental, pois esse tipo de perfil ajuda a inovar e a criar soluções tecnológicas para enriquecer e melhorar a experiência do viajante.
Por exemplo, comprar todos os produtos turísticos que uma pessoa precisa em uma única plataforma.
Designers de experiência do usuário (UX): profissional responsável por cuidar da experiência do usuário, desde o design até a implementação de estratégias, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos usuários em potencial, focado principalmente em três aspectos: usabilidade, acessibilidade e interação.
Este trabalho é essencial para entender a percepção, necessidades, hábitos e crenças dos viajantes e criar, a partir disso, experiências diferenciadas e personalizadas.
Analista de dados: é responsável por estudar e interpretar os dados para convertê-los em informações relevantes para a tomada de decisões.
No turismo, é de grande utilidade para compreender padrões de comportamento dos viajantes e oferecer-lhes propostas adaptadas aos seus interesses.
Especialista em Estratégia Comercial: responsável por analisar o mercado e desenhar estratégias direcionadas para atingir os objetivos organizacionais.
Deve ser um profissional criativo, resiliente e de grande proatividade.
Setor Aéreo: Brasil é o único país grande a ter crescimento superior ao pré-pandemia
A retomada do setor aéreo dentro do Brasil segue sendo uma das mais aquecidas do mundo.
--------------------
De acordo com o estudo "O futuro do trabalho no turismo e o desenvolvimento de competências", desenvolvido pela Organização Mundial do Turismo, sete em cada 10 trabalhadores e estudantes do setor do turismo seguirão trabalhando na área nos próximos cinco anos.
Da mesma forma, foco no cliente, criatividade e inovação serão as habilidades mais relevantes para os trabalhadores do turismo nos próximos anos.
“Um dos principais desafios do turismo é encontrar os melhores talentos que ajudem a resolver os problemas complexos dessa área que ainda precisam ser enfrentados, agregando valor a um dos setores mais importantes para a economia nacional", diz Camila Russo, diretora de Recursos Humanos da Decolar.
"Por isso, acreditamos que é fundamental promover o talento, que é o nosso principal ativo.
Trabalhamos constantemente para fomentar o desenvolvimento, a aprendizagem e o crescimento de todas as nossas equipes.”