As informações foram reveladas por uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), divulgada no fim de semana.
O estudo contou com dados das entidades regionais do segmento.
Com índices de 80% de ocupação, cada, os dois estados nordestinos foram os que apresentaram as maiores taxas e foram acompanhadas pela hotelaria fluminense e capixaba, que registraram 72%, cada.
Orla de Atalaia, em Aracaju // Foto: Ascom / ABIH-SE
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o índice é animador e destaca a busca dos turistas pelos destinos nacionais de Sol e Praia no período.
“A hotelaria nacional está aos poucos se reerguendo, assim como os demais segmentos do setor, e esse índice nos dá confiança para que eles possam retomar o ritmo pré-pandêmico”, ressaltou o ministro.
Os índices também foram positivos para outros três estados nordestinos:
Rio Grande do Norte, que contabilizou 70% de ocupação, e Pernambuco e Ceará, que registraram 67% e 65%, respectivamente.
No Sul do país, o Paraná foi o que registrou o maior percentual (65%).
Já no Centro-Oeste, Goiás foi o que apresentou a melhor média (50%), tendo Caldas Novas, um dos principais destinos turísticos do estado, com 75% de média.
Uber Eats anuncia encerramento de entregas para restaurantes no Brasil
No anúncio, a companhia informou que vai continuar atuando no delivery de supermercados, atacadistas e lojas especializadas, como pet shops, floriculturas e comércios de bebidas.
--------------------
O presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, também considerou o índice positivo.
Ele destacou a percepção de um novo tipo de turista para o período.
“Esse ano percebemos também uma busca maior pelo turismo de repouso, que são aqueles viajantes com foco no descanso e no relaxamento físico e mental”.
Estimativas do Ministério do Turismo apontaram que mais de 2,4 milhões de pessoas passariam pelos principais aeroportos do país durante o carnaval.
Entre os terminais com maior circulação o de Guarulhos, com 500 mil passageiros, e o de Viracopos, com 306 mil, ambos localizados no estado de São Paulo.
Com informações do Mtur