O setor aéreo no Brasil registrou um aumento significativo de passageiros em outubro, com cerca de 7,8 milhões de pessoas viajando pelo país.
Este número, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), representa um crescimento de 7,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
Retorno aos níveis Pré-Pandemia
- Segundo o Relatório de Demanda e Oferta da ANAC, o volume de passageiros em outubro de 2022 quase alcançou os níveis observados antes da pandemia, no ano de 2019.
- O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o aumento da demanda pelo setor aéreo como um sinal positivo para o turismo interno.
Principais aeroportos e rotas aéreas
- Os aeroportos com maior movimentação em outubro foram Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e Brasília (DF), concentrando mais de 35% do fluxo total.
- Campinas (SP), Confins (MG), Santos Dumont (RJ) e Recife (PE) também estão entre os mais movimentados.
- A ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro manteve-se como a rota com maior fluxo de passageiros, seguida por São Paulo-Brasília e Salvador-Porto Alegre.
Iniciativa "Conheça o Brasil: Voando"
- O programa "Conheça o Brasil: Voando", uma parceria entre os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, a ABEAR e empresas aéreas, visa incentivar as viagens aéreas no Brasil.
- O projeto inclui a oferta do Stopover, já adotado por empresas como Gol e Latam, permitindo aos passageiros explorar um destino intermediário com uma única passagem.
Com informações do Mtur