20/03/2023 18:20

Compartilhe:

O Governo de Sergipe tem como uma das principais prioridades desenvolver e consolidar o turismo no estado.

A engenheira ambiental Thassia Costa, da técnica da Setur, com o empresário Jotinha Menezes e os secretários José Carlos Felizola e Marcos Franco / Foto: Pedro Brandão/Setur

Diante disso, a parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) com as demais pastas é essencial para estimular o setor.

Nesta segunda-feira, 20, foi o que ocorreu durante reunião na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), cujo objetivo foi buscar soluções para garantir a implantação de um empreendimento no segmento do ecoturismo.  

Trata-se de um ecoresort nas imediações da famosa Cachoeira de Macambira, que muito beneficiará o turismo sergipano e, em especial, a região do Agreste Central, onde o destino turístico está localizado.

Diante disso, o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, buscando mediar soluções que viabilizem a implantação desse projeto, conversou com o secretário de Estado do Meio Ambiente, José Carlos Felizola, que, por sua vez, se mostrou solícito e empenhado.

Marcos Franco foi acompanhado da engenheira ambiental Thássia Luíza Santa Costa, integrante da equipe técnica da Setur, e do empreendedor Jotinha Menezes, idealizador do ecoresort.

Segundo o secretário José Carlos Felizola, a política pública do meio ambiente deve ser feita em parceria com todos os setores.

Por isso, considera importante que a Setur, por meio do secretário Marcos Franco, tenha a visão de promover os empreendimentos sempre com foco na legislação ambiental, mas, sobretudo, pensando no desenvolvimento de Sergipe.

Nossa obrigação, até por ser uma diretriz do governador Fábio Mitidieri, é ajudar naquilo que pudermos para incentivar o turismo – no caso, o ecoturismo, razão dessa reunião de hoje –, mas, sobretudo, sermos parceiros do empreendedor que produz”, avalia.

Para o secretário Marcos Franco, a parceria com a Semad tem grande importância, porque, comumente, há entraves quando o assunto é meio ambiente.

Desse modo, a intenção é buscar resoluções que ajudem a desburocratizar processos, mas seguindo sempre as regras da legislação ambiental.

Hoje, tivemos esse contato com o secretário Felizola, que tem total apoio do Governo do Estado no intuito de destravar os gargalos, mas sempre de acordo com as leis ambientais.

Os empresários, aliás, também querem melhorar a infraestrutura dos destinos turísticos sedimentados na lei”, acrescenta. 

Marcos Franco ressalta, inclusive, que oferece o respaldo da equipe técnica da Setur para orientar os empresários nesse sentido.

Na opinião dele, com os empreendimentos sendo efetivados, facilita a geração de mais emprego e renda, principal foco do governador Fábio Mitidieri.

Assim, salienta: “Com a implantação desse ecoresort, estimulamos a interiorização do nosso turismo”.

Nos acompanhe por e-mail!