05/09/2023 11:14

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A Temporada de Cruzeiros 2022/2023 envolveu 802.758 turistas que ajudaram a movimentar R$ 5,1 bilhões na economia brasileira e a gerar 79.567 postos de trabalho diretos e indiretos.

Os dados fazem parte do Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil – Temporada 2022/2023, lançado na quarta-feira, (30/08), durante o 5º Fórum CLIA Brasil 2023, em Brasília.

No período, foram 803 mil cruzeiristas embarcados. O período das viagens em navios turísticos reinicia em outubro / Foto: Arquivo MTur

O levantamento, realizado em colaboração entre a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), revela que cada R$ 1 investido no setor resultou em uma movimentação de R$ 4,05 na economia nacional.

  • O gasto médio por pessoa na compra de uma viagem de cruzeiro foi de R$ 5.073,51, com uma duração média de viagem de 4,9 dias.
  • Nas cidades de escala, o impacto econômico médio foi de R$ 639,37, enquanto nas cidades de embarque e desembarque, foi de R$ 813,56.

O turismo de cruzeiro é uma peça essencial na economia brasileira e contribui significativamente para o setor de turismo, representando cerca de 5% do PIB do país.

Além disso, o setor gerou R$ 546,2 milhões em tributos nas esferas federal, estadual e municipal.


Perfil do viajante

  • O destino de preferência da maioria dos cruzeiristas (66,2%) que participaram da pesquisa é o litoral Nordeste.
  • Cerca de 92% desejam realizar uma nova viagem de cruzeiro, e 87% querem retornar ao destino de escala.
  • Além disso, a ampla maioria dos entrevistados (78%) desceu em, pelo menos, uma parada do roteiro.
  • Quanto à frequência, 66,1% realizavam sua primeira viagem de navio, enquanto os 33,9% restantes já haviam viajado de cruzeiro, em média, aproximadamente quatro vezes.
  • De maneira geral, os cruzeiristas viajam acompanhados (98,9%), sendo os principais acompanhantes filhos e parentes (51,9%), cônjuge (24,7%), e amigos (19,5%).
  • Com relação ao gênero, 60,8% são mulheres e 39,2%, homens.
  • A maioria (61,4%) informou ser casados ou estar em união estável.


Sustentabilidade

A indústria de cruzeiros marítimos tem realizado investimentos e implementado diversos mecanismos para a redução de poluição e melhorias de eficiência na operação dos navios.

Segundo a CLIA, as companhias marítimas associadas têm estabelecido metas ambiciosas, traçando o caminho para zerar a emissão de carbono até 2050.


Com informações do Ministério do Turismo
 

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