26/10/2023 10:36

Compartilhe:

A nova temporada de cruzeiros, que começou nessa quarta-feira (25), promete agitar os mares brasileiros até maio de 2024.

De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), espera-se superar os números da temporada anterior com um impacto econômico de mais de R$ 5 bilhões e um envolvimento de 877 mil cruzeiristas.

Temporada de Cruzeiros começa com previsão de impacto de mais de R$ 5 bi na economia do país / Fotos: Arquivo Clia Brasil e MTur

Benefícios para a economia nacional

 

  • Ao longo de quase sete meses de navegação, os navios turísticos movimentam não só o setor de turismo náutico, mas também segmentos como o comércio varejista, restaurantes e o setor de transportes.
  • Celso Sabino, ministro do Turismo, ressaltou o papel vital desses cruzeiros na circulação da renda e na geração de empregos locais.

 

Roteiros e destinos da temporada

 

  • Ao todo, nove navios zarparão de portos como Itajaí, Maceió, Rio de Janeiro, Salvador, Santos e o estreante Porto de Paranaguá.
  • Os cruzeiros percorrerão 212 roteiros distintos com 763 escalas, visitando destinos como Búzios, Ilhabela, Recife, Buenos Aires e Montevidéu, além de potenciais escalas-teste em Penha e São Francisco do Sul.

 

Brasil no mapa das grandes companhias marítimas


A temporada reforça o posicionamento do Brasil na rota de renomadas companhias marítimas internacionais.

  • São esperados 35 navios de longo curso, que atracarão em 45 destinos de 15 Estados brasileiros, incluindo Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul.
  • Essa movimentação intensifica o potencial de impacto econômico na economia brasileira.

 

Contribuição ao turismo e economia


Para Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, os cruzeiros oferecem uma oportunidade única de explorar a costa brasileira, ao mesmo tempo em que impulsionam a economia e a geração de empregos no país.

 

Crescimento no número de empregos

 

  • Na temporada 2022/2023, o setor gerou 79.567 postos de trabalho, um número 3,5 vezes maior em relação à temporada anterior.
  • Com as altas expectativas para este ano, a projeção é de que esses números sejam ainda mais expressivos.

 

Com informações do Ministério do Turismo

Nos acompanhe por e-mail!