No mês de julho, o setor do Turismo se destacou como criador de empregos no Brasil, contribuindo com um em cada dez novas vagas com carteira assinada.
De acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Turismo nesta quarta-feira (30/08), mais de 16,8 mil postos de trabalho foram gerados nos diversos segmentos que compõem a indústria turística no país.
Crédito: Luiz Michelini
Os números, obtidos a partir do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revelam que o setor empregou aproximadamente 122 mil pessoas nos primeiros sete meses de 2023.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatizou a importância desses resultados ao destacar o impacto positivo do turismo na economia brasileira.
Dentre os setores, o segmento de alojamento e alimentação se destacou em julho, com a criação de mais de 9,4 mil vagas, seguido pelo transporte rodoviário de passageiros, com mais de 1,6 mil novos empregos.
No agrupamento de serviços, onde o setor de Turismo está inserido, foram admitidos 56.303 novos profissionais.
Quanto às localidades, São Paulo liderou o ranking de novas contratações, gerando cerca de 5,6 mil empregos.
No Rio de Janeiro, mais de 2,4 mil vagas foram criadas pelo setor do Turismo, enquanto Minas Gerais empregou mais de 2,1 mil novos profissionais na área.
Com informações do Ministério do Turismo