O turismo no Brasil cresceu 12% em 2021 na comparação com o ano anterior, mostra levantamento do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
O percentual representa um faturamento de R$ 152,4 bilhões.
O volume, no entanto, ainda está abaixo do verificado em 2019, quando a soma alcançou R$ 201,2 bilhões, 24,2% a mais, já descontada a inflação do período.
Tomaz Silva / Agência Brasil
O transporte aéreo foi a atividade com maior crescimento, com alta de 28% e um faturamento anual de R$ 37,7 bilhões.
Em seguida, está o grupo de alojamento e alimentação, com um acréscimo de 13,1% no faturamento, somando R$ 45,2 bilhões.
Essas foram as atividades com mais retração em 2020, o que explica, em parte, as altas mais expressivas.
Para a FecomercioSP, entretanto, observa-se “recuperação sólida” com o avanço da vacinação.
Os demais segmentos que tiveram aumento em 2021 foram:
transporte aquaviário (8,8%),
transporte terrestre (7,2%),
locação de veículos,
agências e operadoras (2,5%)
e atividades culturais, recreativas e esportivas (1,6%).
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Em dezembro, o turismo nacional se manteve em alta, com 22,6% a mais de faturamento na comparação com o mesmo mês de 2020, um montante de R$ 16,7 bilhões.
Novamente o setor aéreo foi destaque, com crescimento de 60,6%.
Esse grupo foi também o que teve maior faturamento, com R$ 5,2 bilhões.
Os serviços de alojamento e alimentação, por sua vez, tiveram alta de 15,7%, com faturamento de R$ 4,9 bilhões.
As atividades culturais, recreativas e esportivas registraram crescimento de 13,1%.
O levantamento é feito com base na Pesquisa Anual de Serviços e nos dados atualizados com as variações da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).