09/01/2023 18:33

Compartilhe:

O projeto de desenvolvimento econômico dentro do estado de Sergipe ultrapassa as questões ligadas ao mercado de indústria, comércio e serviços.

Sergipe tem potencial para gerar empregos e fortalecer o empreendedorismo nas mais diversas áreas.

Neste pequeno texto o destaque vai para as áreas de:

Ciência, com foco na pesquisa; Tecnologia, com desenvolvimento de soluções e melhoria da infraestrutura; e Inovação, diretamente ligada ao empreendedorismo.

Não é possível colaborar com estes temas sem citar organizações que trabalham diretamente com os mesmos objetivos.

As impressões positivas mostram que Sergipe tem toda a estrutura necessária para potencializar, criar e atingir os resultados destes projetos.

 

Ciência, Tecnologia e Inovação.


As Instituições de Ensino Superior (IES), Fundações e Autarquias podem desenvolver a ciência de “dentro para fora”.

Sergipe conta com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Tiradentes (Unit) com iniciativas bem promissoras.

Na UFS existe a Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTTEC) é a principal instância de execução da política institucional para a proteção e transferência de tecnologia da Propriedade Intelectual na universidade.

A Coordenação tem como uma de suas finalidades, dar suporte aos pesquisadores da UFS no processo de patenteamento de inventos, produtos e processos gerados nas atividades de pesquisa e inovação, que possam ser transformados em benefício para a sociedade.

A Coordenação objetiva ainda facilitar o acesso das instituições ao conhecimento gerado na UFS, passível de utilização, direta ou indireta, no processo produtivo, na gestão pública e em áreas afins. (cinttec.ufs.br).

Já na Unit existe o Tiradentes Innovation Center (TIC) que foi inaugurado em 2019, com o poder transformador da educação.

O TIC deu início a suas atividades contando com a parceria do Santander Universidades, Google For Education, Cisco, Samsung, Tiradentes Institute, Teltec, Meta, SEAC, empresas que acreditam e confiam no impacto positivo do TIC para a melhoria da educação da região e do Brasil.

Com a missão de conectar pessoas e instituições para fomentar a cultura da criatividade, inovação e empreendedorismo, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras, negócios e novas tecnologias que impactem a economia, a sociedade e o futuro da educação. (tiradentesinnovation.com).

Além destas estruturas dentro das Universidades o Governo do Estado conta com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE), uma fundação pública, dotada de personalidade jurídica de direito público, com patrimônio, receita e quadro de pessoal próprio, bem como com autonomia administrativa, patrimonial e financeira, integrante da Administração Estadual Indireta, do Poder Executivo do Estado de Sergipe.

A FAPITEC/SE está vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia – SEDETEC. Além disso, a FAPITEC/SE, tem por finalidade básica promover o apoio e o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, e também da inovação tecnológica, bem como do empreendedorismo, no território estadual, atendendo com prioridade a maximização das potencialidades locais, em consonância com a Política Estadual de Ciência e Tecnologia, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e econômico do Estado. (fapitec.se.gov.br

 

LEIA TAMBÉM

2023 já começou, e agora?

A primeira semana do ano já começou e começa a existir uma sequência de expectativas, ideias, planos e projetos. O que fazer para construir um ano especial?

--------------------

2023 já começou, e agora?

A primeira semana do ano já começou e começa a existir uma sequência de expectativas, ideias, planos e projetos. O que fazer para construir um ano especial?

--------------------

O Parque Tecnológico de Sergipe, administrado pela Organização Social (OS) SergipeTec é a organização que tem por objetivo a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico local e regional, através do fomento de atividades de pesquisa e de ensino, do apoio a empreendimentos de base técnica e industrial e da implementação de um parque tecnológico que contemple a gestão compartilhada de recursos humanos, materiais, físicos e técnicos, voltadas ao desenvolvimento social, institucional, econômico, da cidadania, da qualidade de vida e da promoção do pleno emprego, nas áreas de:

Cultura; Ensino, Treinamento e Aperfeiçoamento; Pesquisa Científica e Tecnológica; e Proteção, Conservação do Meio Ambiente e Organização Adequada do Território.

Atua também com o finco de viabilizar a criação de empresas de base tecnológica e a construção de redes de relacionamentos entre agentes do processo produtivo, da geração de conhecimento, do ensino, da pesquisa e da inovação.

Como missão, a empresa busca contribuir com o desenvolvimento do Estado de Sergipe, promovendo o avanço tecnológico e social por meio da ciência, tecnologia, inovação e capacitação, através da interação entre academia, governo, empresas e sociedade, tudo isso em busca de se tornar referência no desenvolvimento e gestão de projetos nas áreas de Biotecnologia, Energia & Sustentabilidade, Inovação & Empreendedorismo, Socioeducacional e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Com a área de aproximadamente 120 mil m², a sede do SergipeTec possui sete prédios com capacidade para:

receber até 60 empresas e instituições de pesquisa das áreas de Biotecnologia, de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), e de Energias Renováveis e Meio Ambiente;

além do Centro Vocacional Tecnológico (CVT);

o Centro Catalisador de Competências em Tecnologia da Informação (C3TI);

Biofábrica para produção de mudas micropropagadas; Unidade de Produção de Fungos para controle biológico de pragas da agricultura;

a Incubadora de Empresas Multissetorial e outra (Incubadora) de Empresas de base tecnológica em Energias Renováveis;

o Núcleo de Energias Renováveis e Eficiência Energética. (sergipetec.org.br

Existem mais estruturas que podem ser citadas. Destaque para os movimentos:

Inova + Sergipe e Caju Valley que agregam diversos atores do ecossistema de inovação.

Além de outas associações, sindicatos, institutos e organizações que podem contribuir com este movimento de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Sergipe merece mais! Muito mais!

O importante é juntar organizações e pessoas dentro de um único ambiente capaz de realizar projetos específicos e focados em resolver os diversos problemas que existem.

Últimas Notícias

Anunciantes

Comentários

Quer deixar uma mensagem? Preencha o formulário!

*Campos obrigatórios.

Nos acompanhe por e-mail!