São Cristóvão terá FASC, serestas, Hip Hop e programação de Natal até dezembro

Foto: Heitor Xavier


Calendário reúne atividades de outubro a dezembro, incluindo o 41º Festival de Artes de São Cristóvão, Semana do Hip Hop, ensaios, cantatas e desfiles


A Prefeitura de São Cristóvão divulgou a programação cultural e turística para os últimos meses de 2026. O calendário reúne atividades entre outubro e dezembro, com eventos como o 41º Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), Cidade Seresta, Semana Municipal do Hip Hop, Samba do Patrimônio, ensaios abertos, apresentações musicais e programação natalina.

A agenda foi apresentada por meio da Fundação Municipal do Patrimônio e da Cultura (Fumpac) com o objetivo de permitir que moradores e visitantes possam se programar com antecedência para as atividades realizadas na cidade.

FASC acontece de 20 a 22 de novembro

Um dos principais eventos previstos no calendário é o 41º Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), marcado para os dias 20, 21 e 22 de novembro.

A programação detalhada e as atrações desta edição ainda não foram informadas no material divulgado.

Novembro também terá a Semana Municipal do Hip Hop, entre os dias 9 e 12, além de um ensaio aberto da Maria Tambô no dia 29.

Cidade Seresta ganha novo formato em São Cristóvão

Entre as atividades que retornam ao calendário está o Cidade Seresta, projeto inserido no Calendário Cultural do município em 2025 e que passa a integrar oficialmente o conjunto de eventos fixos de São Cristóvão.

A iniciativa ganha um novo formato, denominado Cidade Seresta Pelas Ruas, no qual as bandas percorrem as ruas do Centro Histórico em cortejo.

Segundo a presidenta da Fumpac, Paola Santana, a divulgação antecipada do calendário também busca contribuir para o planejamento turístico e ampliar o período de permanência dos visitantes na cidade.

“Realizamos esforços para ampliar a capacidade turística do município, através da reativação dos equipamentos culturais e a chegada de novos meios de hospedagem. Tudo isso desperta o interesse das pessoas em visitar a cidade e permanecer aqui”, afirmou.

Para o diretor municipal de Turismo, Márcio Ramos, a programação busca aproximar diferentes manifestações culturais e fortalecer a relação entre turismo, patrimônio e cultura.

Natal terá cantatas e desfiles no Centro Histórico e Eduardo Gomes

Dezembro concentra parte significativa das atividades. A programação natalina terá eventos tanto no Centro Histórico quanto no Eduardo Gomes.

Estão previstos desfile natalino no Eduardo Gomes no dia 18 e cantata no dia 19. No Centro Histórico, a cantata acontece no dia 20, enquanto o desfile está programado para 23 de dezembro.

O mês também terá Samba do Patrimônio, Vitoriata, Cidade Seresta, ensaios da Maria Tambô e exposição de carros antigos na Praça São Francisco.

Confira a programação de fim de ano em São Cristóvão

Outubro

  • 11 – Nos passinhos de João Bebe Água + apresentação musical de Geo Sants
  • 17 – Nos passos de João Bebe Água + Projeto Cidade Seresta
  • 25 – Ensaio aberto da Maria Tambô
  • 31 – Nos passos de João Bebe Água + Entrega do PIT + Vitoriata

Novembro

  • 9 a 12 – Semana Municipal do Hip Hop
  • 20 a 22 – 41º Festival de Artes de São Cristóvão (FASC)
  • 29 – Ensaio aberto da Maria Tambô

Dezembro

  • 5 – Nos passos de João Bebe Água + Projeto Cidade Seresta
  • 6 – Samba do Patrimônio
  • 12 – Vitoriata
  • 13 – Ensaio aberto da Maria Tambô + exposição de carros antigos na Praça São Francisco
  • 18 – Desfile Natalino no Eduardo Gomes
  • 19 – Cantata Natalina no Eduardo Gomes
  • 19 – Ensaio aberto da Maria Tambô
  • 20 – Cantata Natalina no Centro Histórico
  • 23 – Desfile Natalino no Centro Histórico

A prefeitura ressalta que a programação está sujeita a alterações.


Com informações da Prefeitura de São Cristovão

Foto por Heitor Xavier