11 de Maio de 2021

Ciência & Tecnologia

Edição: Hugo Julião
11:41
17/04/2021

A Nasa selecionou a nave espacial da SpaceX para levar astronautas à Lua

A Nasa selecionou, nesta sexta-feira (16), a SpaceX para levar os primeiros astronautas americanos à Lua desde 1972.

A empresa de Elon Musk venceu a concorrência com a Blue Origin, de Jeff Bezos, e a empreiteira de defesa Dynetics, assinando um contrato de US$ 2,9 bilhões e se tornando a única fornecedora da agência para o desenvolvimento de pouso integrado. 

O acordo entre a Nasa e a SpaceX inclui o protótipo da nave espacial Starship, que está sendo testado em instalações no sul do Texas pela empresa de Musk. 

Ilustração do módulo lunar da nave espacial na lua com astronautas da Nasa nas proximidades

--------------------

A escolha é considerada um marco para a agência espacial americana, que normalmente escolhe várias empresas, a fim de se prevenir caso ocorra alguma falha.

Para analistas da indústria, a decisão ressalta que a companhia fundada por Musk em 2002 com o objetivo de colonizar Marte é o parceiro de maior confiança da Nasa no setor privado.

No ano passado, a SpaceX se tornou a primeira empresa privada a enviar com sucesso uma tripulação à Estação Espacial Internacional, restabelecendo a capacidade norte-americana de realizar o feito pela primeira vez desde o fim do programa de ônibus espaciais.

Para sua proposta de pouso na Lua, a SpaceX apresentou sua nave espacial reutilizável Starship.

Ela foi projetada para transportar grandes tripulações e cargas para viagens espaciais ao espaço profundo, e fazer um pouso vertical tanto na Terra quanto em outros corpos celestes.

Protótipos da nave estão sendo testados nas instalações da empresa, embora todas as quatro versões que tentaram até agora voos de teste tenham explodido.

Concepção artística da missão Artemis (Nasa)

-------------------

O Programa Artemis que voltar a levar humanos à Lua.

Como parte do programa, a Nasa quer usar seu Sistema de Lançamento Espacial para transportar quatro astronautas a bordo de uma cápsula da tripulação Orion, que então irá se acoplar a uma estação espacial lunar chamada Gateway.

A Starship estará esperando para receber dois membros da tripulação para a etapa final da viagem à superfície da Lua.

Os  astronautas passariam então uma semana na Lua antes de embarcar na nave da SpaceX para voltar à órbita lunar e, em seguida, embarcar na Orion de volta à Terra.

Com informações da AFP

Compartilhe