Ciência & Tecnologia

Da Redação
10:17
22/02/2024

EUA tentam novo pouso na lua com o módulo 'Odie'; saiba com assistir

Nesta quinta-feira (22), os Estados Unidos tentarão realizar um novo pouso lunar com o módulo Odysseus, apelidado de “Odie”, que iniciou uma missão histórica rumo à superfície da Lua.

 

Missão da Nasa tenta fazer pouso na Lua / Reprodução/X

Marca histórica

Caso seja bem-sucedido, este pouso marcará a primeira vez em cinquenta anos que uma nave espacial produzida nos EUA aterrissa na Lua.

Acompanhamento ao vivo

O pouso está agendado para as 19h49, no horário de Brasília, e poderá ser acompanhado ao vivo através da transmissão pelo Nasa+.

Continuidade após missão anterior

Este lançamento ocorre logo após uma missão de pouso lunar dos EUA, em janeiro, que não obteve sucesso.

A Nasa tem acelerado o desenvolvimento de veículos espaciais robóticos, em colaboração com parceiros privados, para explorar o ambiente lunar e identificar recursos vitais, como água, preparando o caminho para o retorno de astronautas à Lua até o final desta década

Lançamento com Falcon 9 da SpaceX

Odie foi lançado a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX na madrugada de quinta-feira (15), partindo do Centro Espacial Kennedy da Nasa, localizado na Flórida.

À medida que se aproxima, espera-se que a gravidade da Lua, que orbita a Terra a uma distância de aproximadamente 400.000 quilômetros, exerça um puxão suave sobre Odie, guiando a sonda em direção à sua superfície repleta de crateras.

Histórico internacional de pousos lunares

Até agora, somente China, Índia e Japão conseguiram realizar pousos suaves na Lua no século XXI.

Objetivos da missão

A missão de Odie ao satélite natural da Terra é vista como uma missão de reconhecimento.

O objetivo é explorar o ambiente lunar em preparação para o ambicioso plano da Nasa de enviar uma missão tripulada de volta à Lua pelo programa Artemis até o final de 2026.

 

Com informações da CNN Brasil

Compartilhe