Ciência & Tecnologia

Da Redação
09:13
17/02/2024

Telescópio chinês que vai procurar exoplanetas começa a funcionar em 2026

A Universidade Jiaotong de Shanghai está prestes a inaugurar um grande telescópio espectroscópico na China, em 2026.

Este empreendimento promete uma nova era na busca por exoplanetas e exploração astronômica.

Foto aérea (abril/2023) mostra o projeto do telescópio astronômico do observatório Lenghu, em construção na Província de Qinghai, no noroeste da China // Foto: Xinhua/Chen Jie

Localização estratégica na Montanha Saishiteng

O Telescópio Espectroscópico da Universidade Jiaotong será erguido na Montanha Saishiteng, próximo à cidade de Lenghu.

Esta localização foi selecionada estrategicamente pela Província de Qinghai para estabelecer um ponto de observação astronômica de destaque.

Tecnologia avançada e potencial de pesquisa inovadora

Com uma abertura impressionante de 4,4 metros, este telescópio permitirá uma rápida alternância fontes-alvos de interesse, possibilitando observações espectrais oportunas.

Os cientistas preveem resultados de pesquisa inovadores em diversas áreas, incluindo astronomia no domínio do tempo e exploração de exoplanetas.

"O telescópio continuará sendo o telescópio espectral mais dominante na China por um período considerável de tempo", disse a universidade em um comunicado.

Liderança mundial em espectroscopia astronômica

O espectrômetro de alta precisão permitirá a observação simultânea e precisa de múltiplos alvos, uma façanha inédita no mundo.

Espera-se que essa capacidade aumente significativamente a eficiência na detecção de exoplanetas e leve a importantes descobertas para a Cosmologia.
 

Compartilhe