O Banco Central anunciou nessa sexta-feira (2) que os testes para o PIX por aproximação começarão em novembro deste ano.
A nova modalidade de pagamentos está prevista para ser disponibilizada para toda a população a partir de fevereiro de 2025.
Foto: David Dvoracek/Unsplash
"O Banco Central publicará um ato normativo específico para definir as condições e limites para a fase de testes em produção prevista para novembro deste ano, com o lançamento amplo da funcionalidade em fevereiro de 2025", informou a instituição.
O PIX por aproximação funcionará através das carteiras virtuais, de forma semelhante ao uso atual dos cartões de débito e crédito — sem que o cliente precise abrir o aplicativo da instituição financeira.
Ao ativar a carteira virtual e aproximar o celular do dispositivo de cobrança, o valor será debitado automaticamente da conta corrente.
Para que essa cobrança seja possível, os clientes bancários também precisarão se cadastrar no "open finance" — uma ferramenta que permite aos correntistas compartilhar dados bancários e históricos de transação com bancos e fintechs.
De acordo com o Banco Central, 99% das instituições de "iniciação de pagamentos" inseridas no "open finance" serão obrigadas a participar dos testes a partir de novembro.
O cronograma detalhado desse projeto piloto ainda será definido.
Além do PIX por aproximação, as novas regras permitirão que os clientes realizem pagamentos em e-commerces sem precisar sair do ambiente de compras online.
Janaína Pimenta Attie, chefe de subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), explicou, em julho, que os clientes terão acesso a esses recursos após se cadastrarem em uma instituição participante do Open Finance e habilitarem as funções nas carteiras digitais.
A primeira etapa do processo trará mais detalhes sobre as responsabilidades de cada instituição participante, além de informações sobre a obrigatoriedade de participação e o fluxo de segurança desse novo método de pagamento.
"O que precisa ser testado é esse novo modelo, justamente para garantir uma experiência fluída para os clientes quando for lançado em fevereiro", afirmou a servidora, no mês passado.
Ela explicou que um dos pilares dessa nova funcionalidade foi a criação de novos protocolos de comunicação entre as instituições, visando garantir maior segurança nos processos, especialmente na identificação dos clientes.
Com informações do G1