A partir das 10h desta segunda-feira (23), cerca de 511 mil contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física poderão consultar se estão incluídos no último lote de restituição de 2023.
A Receita Federal liberará a consulta ao quinto lote, que também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 511.025 contribuintes receberão R$ 1,03 bilhão. Cerca de 40% do valor será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso, como idosos e pessoas com deficiência.
Este lote inclui aproximadamente 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul, que foram priorizados em razão das enchentes no estado. Em setembro, 47.238 contribuintes gaúchos já haviam recebido restituições, inclusive de exercícios anteriores.
Entre os contribuintes com prioridade, destacam-se:
A consulta pode ser feita no site da Receita Federal ou pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones. Basta clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, no botão "Consultar a Restituição".
O pagamento será realizado no dia 30 de setembro, diretamente na conta bancária ou chave Pix (CPF) informada na declaração.
Caso o valor não seja depositado, como no caso de conta desativada, o contribuinte poderá resgatar o montante em qualquer conta bancária de sua escolha pelo Banco do Brasil.
O agendamento pode ser feito pelo Portal BB ou pelos telefones de atendimento.
Se o valor não for resgatado dentro de um ano, o contribuinte deverá solicitar o reembolso pelo Portal e-CAC, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos" e selecionando "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".