Foto: Divulgação/MEC
A ação "Desenrola do Fies", implementada pelo governo federal, já trouxe benefícios significativos para os estudantes brasileiros.
Em apenas dois meses, aproximadamente 164,5 mil pessoas conseguiram renegociar suas dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), alcançando descontos que podem ser de até 99%.
Até o momento, esta iniciativa resultou em mais de R$ 7,6 bilhões em dívidas renegociadas e um retorno de R$ 338 milhões aos cofres públicos.
O "Desenrola do Fies", uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), oferece condições excepcionais para contratos celebrados até 2017, com inadimplência até 30 de junho de 2023.
Segundo a Lei n. 14.719/2023, os descontos na dívida consolidada podem variar entre 77%, 92% e até 99%, com a possibilidade de abatimento integral dos juros.
Esta medida tem o objetivo de auxiliar cerca de 1,2 milhão de brasileiros que enfrentam dificuldades financeiras por conta de débitos com o Fies.
Além de promover a equidade no acesso ao ensino superior, busca-se proporcionar um alívio substancial na carga financeira de estudantes e ex-estudantes.
Para aderir à renegociação, os interessados devem entrar em contato com o banco responsável pelo seu contrato (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal).
O processo pode ser feito de forma virtual através dos aplicativos dos bancos, facilitando o acesso e a praticidade.
Veja os canais de atendimento do Desenrola FIEs.
O prazo para solicitação se estende até 31 de maio de 2024.
Procure seu banco e faça a simulação ou solicite a renegociação.
Com informações da Secom