Segundo o boletim Mapa de Empresas, divulgado pelo ministério nessa segunda-feira (6), existem 13.489.017 MEI no país, de um total de 19.373.257 empresas ativas.
“O fato de ter grandes números de MEI é resultado do sucesso de política pública de formalização para quem tinha atividade informal. Não há dificuldades em abrir empresas no Brasil”.
A declaração é do diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração do ME, André Luiz Santa Cruz.
Quase 70% das empresas em atividade no Brasil são formadas por microempreendedores individuais (MEI) // Foto: José Cruz / Agência Brasil
--------------------
O diretor atribuiu o aumento da participação dos microempreendedores à política de melhoria do ambiente de negócios.
“Quanto mais se melhora o ambiente de negócios, mais as pessoas se sentem estimuladas a empreender. Este é o retrato de nosso tempo.
O Brasil não é mais um país hostil a quem quer empreender”, disse.
No primeiro quadrimestre deste ano, o tempo necessário para abrir um negócio ficou em 1 dia e 16 horas, o que representa uma redução de 1 dia e 13 horas em relação ao primeiro quadrimestre de 2021.
De acordo com o Ministério da Economia, esse é o intervalo mais curto da série histórica.
A meta é reduzir o tempo para menos de um dia até o fim deste ano. Atualmente, 61,3% das novas empresas alcançam esse prazo.
Anatel autoriza bloqueio de chamadas feitas por robôs
O emprego de solução tecnológica para o disparo massivo de chamadas com duração de até 3 segundos é considerado, pela Anatel, como uso inadequado de serviços de telecomunicações.
--------------------
Também segundo o boletim, a maior parte das empresas brasileiras atua no setor de serviços: 48,9%.
Em seguida, vêm o comércio (32,6%), a indústria de transformação (9,3%), a construção civil (7,9%), a agropecuária (0,7%), a indústria extrativa mineral (0,1%), e outros setores (0,5%).