28/08/2023 11:12

Compartilhe:

A taxa de juros aplicada ao cartão de crédito rotativo registrou um aumento significativo, subindo de 437% ao ano em junho para 445,7% em julho, marcando um aumento de 8,7 pontos percentuais.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (28) pelo Banco Central.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por outro lado, a taxa de juros total do cartão de crédito teve uma pequena queda de 1,5 ponto percentual, chegando a 102,7% em julho. O Banco Central tem se dedicado a diminuir as taxas de juros do rotativo do cartão de crédito.

Vale ressaltar que no caso do cheque especial, a taxa de juros cobrada também apresentou um ligeiro recuo, passando de 134,5% em junho para 132,5% em julho, o que representa uma queda de 2 pontos percentuais.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, recentemente defendeu a ideia de eliminar a modalidade de crédito rotativo do cartão.

Ele propôs que o crédito fosse direcionado diretamente para o parcelamento, onde as taxas de juros são mais baixas, cerca de 9% ao mês (ou 181% ao ano).

Enquanto isso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem buscado negociar uma redução das taxas de juros com os bancos desde o início do terceiro mandato do presidente Lula.

Entretanto, essas negociações ainda não tiveram sucesso.

Em recente encontro com representantes dos principais bancos do país, Haddad enfatizou que o crédito rotativo é um dos principais problemas relacionados às taxas de juros no Brasil.

Uma mesa de negociações foi formada e tem a expectativa de apresentar soluções nos próximos 90 dias.


Com informações do O Antagonista

Nos acompanhe por e-mail!