Mais rentável, menos poluente e com menor impacto ambiental, o Gás Natural Veicular (GNV) tem ganhado espaço como alternativa energética no transporte de cargas em todo o país.
Em Sergipe, essa transição avança com protagonismo por meio de uma série de ações que visam modernizar o setor e estimular a sustentabilidade.
Uma das principais iniciativas do Governo do Estado, por meio da Sergipe Gás S/A (Sergas), é a instalação de GNV para frotas pesadas no Posto Reforço 2, localizado no município de Umbaúba.
O investimento marca o início da implantação do “Corredor Azul”, uma rota estruturada de abastecimento com GNV ao longo de pontos estratégicos das rodovias estaduais.
Segundo o diretor-presidente da Sergas, José Matos, o projeto deve posicionar Sergipe como referência nacional no uso de GNV no transporte de cargas:
“Além de ser uma fonte de energia mais limpa, o GNV também proporciona uma redução significativa nos custos operacionais, o que o torna ainda mais atrativo para empresas e motoristas autônomos.”
A criação do Corredor Azul reforça o papel de Sergipe como vetor de desenvolvimento energético, aliando sustentabilidade, inovação e eficiência.
A iniciativa ainda faz parte do plano de interiorização do gás natural, ampliando o acesso à energia de menor impacto ambiental.
Com a expansão da rede de postos abastecidos com GNV, a expectativa é de que o uso do combustível cresça entre caminhoneiros e transportadoras, consolidando uma nova cultura no transporte de cargas e beneficiando o meio ambiente.
Com informações da ASN
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.