Em dezembro de 2023, Sergipe registrou o maior crescimento no setor de serviços entre todos os estados brasileiros, com um aumento expressivo de 12,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, marcando um momento significativo para a economia local.
Foto: Igor Matias
O crescimento no setor de serviços reflete não apenas a vitalidade da economia sergipana, mas também a capacidade do estado de gerar novas oportunidades de trabalho, incrementando a arrecadação e possibilitando a execução de políticas públicas e sociais.
O resultado é fruto de esforços contínuos do Governo do Estado em promover a geração de emprego e atrair turistas.
Ações integradas e parcerias estratégicas contribuem para a melhoria dos indicadores de emprego e o aumento da procura por Sergipe como destino turístico.
Comparativo nacional
O volume de serviços no mês de dezembro cresceu em 18 das 27 unidades da federação frente ao mês anterior.
Na série com ajuste sazonal, o volume de serviços no Brasil cresceu 0,3%.
Sergipe (9,8%), Acre (5,7%) e Rio Grande do Norte (5,2%) apresentaram as maiores variações positivas.
Por outro lado, Tocantins (-6,4%), Mato Grosso do Sul (-4,1%) e Rio de Janeiro e Mato Grosso (-2,6%, ambos) apresentaram os maiores resultados negativos.
No acumulado do ano, frente a igual período do ano anterior, o avanço no volume de serviços no Brasil (2,3%) se deu em 25 das 27 unidades da federação.
Sergipe ficou com a 14ª maior variação.
O papel vital do setor de serviços
O setor de serviços, sendo um dos principais motores da economia, tem um papel crucial no desenvolvimento de Sergipe, influenciando diretamente na qualidade de vida da população e na capacidade do estado de atender às demandas sociais.
Com informações da Secom