Em julho de 2024, o setor de serviços em Sergipe registrou um crescimento significativo de 4% em comparação ao mês de junho, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse desempenho foi ainda mais notável em comparação ao mesmo período do ano passado, com um aumento de 13,7%.
No acumulado do ano, o setor apresentou um crescimento de 4,4%, enquanto nos últimos 12 meses, a alta foi de 3,8%.
Além do volume de serviços, a receita nominal também apresentou crescimento expressivo. Em julho de 2024, a receita cresceu 5,9% em comparação a junho, e 22,4% em relação ao mesmo período de 2023.
No acumulado do ano, o aumento foi de 11,1%, e nos últimos 12 meses, a receita cresceu 9%.
De acordo com Ciro Brasil, subsecretário de Estudos e Pesquisas da Seplan, os segmentos de terceirização de limpeza, saúde, e transporte terrestre foram os principais impulsionadores do crescimento em julho.
"Esses setores tiveram um desempenho expressivo, refletindo a demanda crescente por serviços especializados", destacou.
No contexto nacional, o setor de serviços registrou crescimento em 15 das 27 unidades da federação em julho, com o Brasil apresentando um crescimento de 1,2% na série ajustada sazonalmente.
Sergipe destacou-se com uma alta de 4%, ao lado de Alagoas, ocupando o terceiro lugar entre as maiores variações positivas no país, atrás do Distrito Federal (14,8%) e Rio Grande do Norte (5,0%).
Por outro lado, estados como Amapá (-3,1%), Espírito Santo (-2,3%) e Tocantins (-2,2%) apresentaram quedas no período.
No acumulado dos últimos 12 meses, o volume de serviços no Brasil cresceu 1,8%, com elevação em 22 estados. Amazonas (6,9%) liderou o crescimento, seguido por Santa Catarina (5,6%) e Espírito Santo (5,3%).
Já em Sergipe, o aumento de 4,4% posicionou o estado entre os cinco de melhor desempenho no país.
Com informações do Governo do Estado