Notícias

Da redação
18:10
14/02/2023

Cidade de Maruim se prepara para receber Lula e Fábio nesta quarta-feira, 15

O município de Maruim, no leste sergipano, se tornará o centro das atenções de todo o Brasil nesta quarta-feira, 15.

Com pouco mais de 17 mil habitantes, a cidade foi escolhida como cenário da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Sergipe.

Acompanhado do governador Fábio Mitidieri, Lula discursará à população e fará a vistoria das obras de duplicação da BR-101, do trecho que vai de Maruim até o Povoado Pedra Branca, em Laranjeiras.

Cidade de Maruim se prepara para receber Lula e Fábio nesta quarta-feira, 15 / Foto: Igor Matias

A visita foi solicitada pelo governador durante encontro de Lula com o Fórum Nacional de Governadores, ocorrido no dia 27 de janeiro, em Brasília.

Na oportunidade, o governador assegurou para Sergipe R$ 250 milhões em recursos voltados a obras estruturantes no estado.

O sergipano e ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, responsável pela intermediação da visita, acompanhará o presidente em Maruim.


Com 206 quilômetros de extensão, a BR-101 é considerada umas das rodovias mais importantes de Sergipe, atravessando 17 municípios.

A via faz a ligação do estado com o restante do país, e tem grande relevância no escoamento da produção sergipana para outros mercados consumidores.

Além de influenciar a economia e o desenvolvimento regional, a duplicação da BR-101 traz impacto também à vida de milhares de pessoas que trabalham e vivem às margens da rodovia.


Obras

O trecho da BR-101 atualmente em duplicação se estende do quilômetro 70 ao 77.

A obra faz parte do Plano de 100 dias do Ministério dos Transportes, e tem previsão de entrega em abril deste ano.

Neste momento, 120 trabalhadores estão atuando na obra de forma direta, sem contar os postos de trabalho gerados indiretamente.

Os recursos para a continuidade do serviço no trecho entre os quilômetros 51,8 e 70 também já foram garantidos, e a previsão é de que esta duplicação seja finalizada no segundo semestre de 2024.

Também está prevista a duplicação do trecho entre os quilômetros 153 e 206, que compreende o município de Estância até a divisa com a Bahia.

Para este serviço, a licitação deve ocorrer ainda este ano.

Até o momento, já foi executada a duplicação do quilômetro 0, na altura do município de Propriá, até o KM 51,8.

O trecho entre os quilômetros 78 e 153, no município de Estância, também já foi concluído.

Além de vistoriar a BR-101, Lula também se dedicará a falar sobre outras obras estruturantes durante a visita a Sergipe.

Entre elas está a duplicação da BR-235, a finalização do canal de Xingó e a construção da ponte entre Neópolis e Penedo (AL).

Compartilhe