Na noite de segunda-feira, 15, o governador Fábio Mitidieri comunicou pelas redes sociais a suspensão do uso do sistema de reconhecimento facial pela Polícia Militar de Sergipe.
Imagem: Rede Social
A medida foi tomada após um incidente no último sábado, 13, em que um torcedor foi erroneamente abordado pela polícia devido a uma identificação equivocada pelo sistema, confundindo-o com um indivíduo com mandado de prisão em aberto.
O personal trainer João Antônio foi a vítima do erro provocado pelo sistema de reconhecimento facial.
Durante um jogo do Confiança, ele foi retirado das arquibancadas por policiais militares e levado a uma sala no estádio, com base na suspeita de um mandado de prisão preventiva existente contra ele.
Seu irmão mais novo ficou na torcida até que o equívoco fosse esclarecido e João fosse solto, recebendo um pedido de desculpas dos policiais envolvidos na abordagem.
Em uma postagem na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), Fábio lamentou pelo incidente e anunciou que as políticas de uso do dispositivo serão revisadas.
“Reconhecemos a importância da tecnologia para a segurança pública e, devido ao ocorrido, determinei a suspensão do uso do sistema até que novo protocolo seja implantado”.
O governador também se solidarizou com João Antônio.
“Os instrumentos de segurança do Estado não podem constranger nossos cidadãos. Em nome do governo de Sergipe, me solidarizo com João Antônio e sua família”, escreveu Mitidieri.