Nesta segunda-feira, 15, o Governo de Sergipe participa a World Travel Market (WTM) Latin America 2024, um dos principais eventos de turismo do país.
Na cerimônia de abertura, o governador Fábio Mitidieri anunciou a nova rota aérea Aracaju-Campina Grande, que será operada em junho, coincidindo com as celebrações do São João, o maior evento festivo do estado.
“É um grande ganho para o ‘País do Forró’. Vamos ofertar voo direto entre estados com forte tradição junina, proporcionando opções de roteiros turísticos e fortalecendo o nosso São João”, afirmou.
A participação do Estado na WTM, evento que segue até a próxima quarta-feira, 17, em São Paulo, reforça a política de promover o potencial turístico de Sergipe implementada pela gestão.
O estande sergipano, montado em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), tem 60 metros quadrados e leva a assinatura do Instituto Banese.
No espaço, as tradições sergipanas se misturam a equipamentos tecnológicos, compondo uma experiência imersiva única.
A divulgação do Destino Sergipe tem como foco o turismo Sol e Praia e o São João, compondo a campanha ‘Sinta de Perto esse aconchego’.
Durante o evento, o governador Fábio Mitidieri ressaltou a experiência de sucesso dos festejos juninos em Sergipe no ano de 2023, que retomaram o título de ‘País do Forró’ para o estado.
Ainda segundo o governador, os 60 dias ininterruptos de festa em 2024, nos meses de junho e julho, darão continuidade à proposta de fomento ao turismo e de geração de emprego e renda.
Sobre a participação do estado na feira, o governador se orgulhou da estrutura montada para representar Sergipe.
“Um estande maravilhoso, imersivo, que proporciona um pouquinho da experiência do que é Sergipe. Aqui a gente apresenta nossos festejos juninos e também mostra nossas praias, nossas belezas, nossa arte, além da nossa cultura”, ressaltou.
Fábio salientou que a participação de Sergipe em feiras e eventos nacionais e internacionais faz parte do plano de ações do Governo do Estado para o turismo.
“Nesta feira, a gente aproveita para conversar com o Trade Turístico e com quem faz turismo de forma profissional no Brasil. Além de, claro, apresentar esse lugar maravilhoso que é Sergipe, pelas belezas que nós temos, pelo povo maravilhoso que nós temos, com a nossa forma acolhedora de receber, com as nossas comidas típicas. Sergipe é realmente um estado diferenciado”, acrescentou.
A secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, classificou a WTM como a maior feira de turismo do Brasil atualmente e comemorou o fato de Sergipe estar nessa vitrine.
“Cada vez mais que a gente vai participando das feiras, a gente está fazendo o melhor investimento no estande, conseguindo vender Sergipe da forma que realmente tem que ser vendido. Mostramos as belezas naturais, mas este ano focando na divulgação dos 60 dias de forró”, disse.
WTM
Em 2024, a WTM traz o tema ‘The future is open, be the change’ (O futuro está aberto, seja a mudança), coadunando com a política de Estado do Governo de Sergipe.
Durante os três dias de programação, o evento reúne o trade turístico mundial e promove intercâmbios culturais e de negócios.
A estimativa é de que mais de 620 expositores de 40 países participem da programação, envolvendo cerca de 27 mil profissionais de viagens. São 50 conteúdos e conferências, além de rodadas de negócios e networking.
De acordo com a líder da WTM Latin America, Bianca Pizzolito, a intenção da feira é refletir sobre o futuro do turismo e o que se está construindo.
"E para amparar as nossas reflexões aqui, teremos como alicerces dessa construção coletiva as bases da diversidade, da ancestralidade, da inclusão, da não violência, da sustentabilidade, da segurança, da acessibilidade, da igualdade e da equidade. Essas são pautas importantes, e que bom que elas estão ocupando a agenda das universidades, das empresas, as mesas dos bares, das nossas casas”, destacou.
Presente no evento, a ministra do Turismo substituta, Ana Carla Lopes, considerou que o local é propício para conectar destinos, hotéis, companhias aéreas e aliados pelo setor num só local.
“Esta é a maior feira de turismo da América Latina, e o Ministério do Turismo, pela 11ª vez, marca presença, e temos também um estande aqui. Vem muita coisa boa por aí”, anunciou.
Já o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, ressaltou que a agência, juntamente com o Ministério do Turismo, sempre está presente em feiras de turismo pelo país.
“Esta feira, sem dúvida alguma, é a mais importante que a gente tem no Brasil, muito estratégica em relação à questão orçamentária. No último ano, foi de arrumação de casa, e agora, em 2024, é um ano de conexão plena, de aprofundamento, e os números já estão mostrando isso. O Chile que está aqui, por exemplo, só para dar uma notícia, em um ano a gente teve, em um ano, um aumento de 54% de chilenos visitando o Brasil. É um volume muito significativo”, celebrou.
Reforçando que a WTM está entre as grandes feiras do Brasil, o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, disse que é um momento importante para quem faz turismo no país.
“Essas feiras são sempre muito proveitosas, pois junta o Trade Turístico, aquele que vende e aquele que recebe, quem vai hospedar, quem vai guiar”, pontuou.
Entre as diversas ações do Governo de Sergipe para impulsionar as cadeias produtivas ligadas ao setor turístico está o programa Viva Sergipe, com investimento de R$ 180 milhões.
O lançamento do Calendário de Eventos é mais uma ação do Estado, com o intuito de garantir previsibilidade ao trade.
Em 2024, são mais de 1.300 eventos, em diferentes categorias, inscritos na plataforma.
A promoção de eventos também faz parte da política estadual.
Exemplo disso foi o Verão Sergipe 2024, que levou uma programação esportiva e musical a diferentes municípios com o intuito de interiorizar o turismo.
A Segundona do Turista da Rua São João, o Arraiá do Povo, a Vila do Natal Iluminado e a Vila da Páscoa são mais algumas ações do Governo de Sergipe que convergem no intuito de diversificar as atrações turísticas no estado e de atrair sergipanos e visitantes.
Com informaçõe da Secom/SE