Com o objetivo de garantir a segurança dos torcedores e da população em geral durante as partidas finais do Campeonato Sergipano, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) desenvolveu um plano operacional.
Esse plano envolve a atuação das polícias Civil e Militar antes, durante e após os jogos decisivos do futebol sergipano, programados para quarta-feira, 10, e sábado, 13.
Segurança Pública detalha planejamento operacional para jogos da final do Campeonato Sergipano na Arena Batistão / Foto: Arquivo SSP
É justamente com o objetivo que os jogos da final do Campeonato Sergipano transcorram com tranquilidade e segurança que a Polícia Militar estabeleceu um planejamento que contempla ações preventivas.
“Desde cedo estaremos nos bairros desenvolvendo operações e fazendo o monitoramento das torcidas. E, a partir das 16 horas, teremos o fechamento do trânsito no perímetro próximo à Arena Batistão”, explicou o major Sérgio Pedro.
Em seguida, o planejamento operacional definido pela Polícia Militar passa a abranger também a área interna da Arena Batistão.
“Às 18h estaremos com o policiamento de campo posicionado. Para toda essa atuação, as unidades de área e as especializadas estarão envolvidas na operação para os jogos, que já tem início nos bairros. As ações também abrangem os terminais”, acrescentou o major.
Para o policiamento especializado, o planejamento elaborado pela Polícia Militar conta com unidades a exemplo do Batalhão de Choque (BPChoque), Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam) e Regimento de Polícia Montada (RPMon).
“E, em relação ao acesso ao estádio, qualquer objeto que faça alusão à torcida organizada não terá entrada permitida”, relembrou o major Sérgio Pedro.
Também para a segurança dos torcedores e de toda a população durante os jogos da final do Campeonato Sergipano, a Polícia Civil estabeleceu um planejamento operacional que abrange o plantão com delegados, agentes e escrivães.
“Promover a segurança durante as partidas de futebol é uma prioridade da segurança pública, por isso a Polícia Civil estabeleceu o plantão na 2ª Delegacia Metropolitana (2ª DM)”, destacou.
No planejamento operacional da Polícia Civil, a 2ª DM foi definida como unidade plantonista durante os jogos da final do Campeonato Sergipano pela proximidade com a Arena Batistão.
“O plantão na 2ª Delegacia Metropolitana funcionará antes, durante e depois das partidas, tendo como objetivo atender com maior celeridade e presteza eventuais ocorrências levadas pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal”, complementou Rosana Freitas.
Além de atender ocorrências que venham a ser registradas no tocante aos clássicos da final do Campeonato Sergipano, a 2ª DM também estará atuando para o atendimento a outras ocorrências na capital e Grande Aracaju que tenham relação com os jogos.
Com informações da Secom/SE