Está de volta o projeto que reafirma a identidade cultural sergipana e celebra o título de ‘País do Forró’: a Segundona do Turista, na Rua São João.
Fotos: César de Oliveira e André Moreira
A edição 2024 teve início nesta segunda-feira, 18, e prossegue até o mês de dezembro, sempre às segundas.
Com shows musicais e apresentações de quadrilhas e grupos folclóricos, o evento resgata a tradição da histórica rua e inicia os preparativos para a programação dos festejos juninos no estado.
O grupo Os Três Muleques, a quadrilha Século XX e o forrozeiro Erivaldo de Carira abriram a programação da Segundona.
Durante o mês de março, a grade de atrações seguirá com artistas convidados.
De abril em diante, se apresentarão os artistas selecionados por meio de edital.
Já em maio, o destaque será o espaço da economia criativa, com o intuito de oferecer uma experiência inovadora a sergipanos e visitantes.
Para o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, a Segundona do Turista é o ponto de partida para os 60 dias de programação já anunciados para o Arraiá do Povo e a Vila do Forró.
“Agora, oficialmente, a gente dá as boas-vindas à Segundona do Turista em 2024. É o segundo ano dessa festa, que vai até o final do ano, toda segunda-feira. Um forró tradicional, de muita qualidade e muita segurança para toda a família. É o início dos festejos juninos, trazendo nossa tradição e valorizando nossa cultura e economia. São mais de 120 atrações que se apresentarão aqui, entre quadrilhas, orquestras, cantores e outros artistas. Os comerciantes ganhando seu dinheiro, artesãos vendendo seu produto, o turista chegando e o povo dançando nessa rua centenária. É o lugar do forró no país do forró”, disse.
O governador acrescentou, ainda, o intuito da gestão de levar os visitantes hospedados nos hotéis da capital à Rua São João, disponibilizando transporte próprio em parceria com o trade turístico.
A Segundona do Turista é uma realização do Governo de Sergipe por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Centro Social e Cultural São João de Deus.
O apoio é das secretarias de Estado do Turismo (Setur); do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem); e da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom).
A programação é destaque no calendário de eventos do estado, trazendo previsibilidade e impulsionando o trade turístico.