O DIA S, realizado em todo o país pelo Sistema CNC-Fecomércio-Sesc-Senac, foi motivo de mobilização em Sergipe, estado que reuniu mais de mil pessoas, entre empresários, diretores, colaboradores do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, alunos, pessoas assistidas, trabalhadores do comércio e sindicalistas patronais e laborais.
A manifestação saiu em marcha da praça Camerino, seguindo para a concentração na praça Fausto Cardoso, atravessou o Centro Comercial de Aracaju e encerrou na praça General Valadão.
Passeata realizada no DIA S em Aracaju. Imagem: James Santos
O objetivo do DIA S foi chamar a atenção dos senadores para votarem contra o PLV 9/23 que retira 5% dos recursos de Sesc e Senac para financiar a Embratur.
Com a retirada dos recursos, haverá demissões de trabalhadores, diminuição dos atendimentos gratuitos no Sesc e cursos gratuitos no Senac, e fechamento de unidades do Sesc e Senac em todo o país.
A mobilização em todo o Brasil também contou com a participação de mais de 650 mil de pessoas nas redes sociais, assinando o abaixo-assinado contra a retirada de recursos do sistema.
Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe discursa para público na praça General Valadão. Imagem: James Santos
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, conversou com os senadores Laércio Oliveira e Alessandro Vieira, que confirmaram que votarão contra o projeto.
A mobilização foi importante para conscientizar os senadores da importância dos recursos para a manutenção das atividades do Sesc e Senac no país.
“Os senadores Laércio Oliveira e Alessandro Vieira confirmaram que estão conosco nessa luta e votarão contra o projeto.
Retirar recursos do Sesc e Senac significa prejudicar todas as pessoas que são assistidas pelas entidades, diminuindo o atendimento de gratuidade para o público, impedindo que as pessoas possam ter sua vida transformada pelo sistema.
Pois é isso que o Sesc e o Senac fazem, transformar vidas para melhor.
Por isso devemos manter a luta para evitar o corte dos recursos das nossas instituições”, disse Marcos Andrade.
O DIA S também teve como objetivo apresentar à sociedade as atividades e serviços oferecidos, como cursos profissionalizantes, educação, lazer, turismo social, assistência, cultura, esporte, saúde, entre outros.
O Sistema CNC-Fecomércio-Sesc-Senac é uma rede de instituições que atuam na capacitação profissional e no desenvolvimento social, e conta com a participação de empresários do comércio, serviços e turismo.
Mais de mil pessoas participaram da manifestação do DIA S em Aracaju. Imagem: James Santos
Em Sergipe, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac oferece cursos profissionalizantes em diversas áreas, como administração, comércio, turismo, saúde, beleza, gastronomia, entre outras, pelo Senac, além de atender a população com o Sesc em atividades como o Projeto Mesa Brasil, que distribui alimentos a instituições sociais, e nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer, e assistência, com uma grande gama de serviços gratuitos prestados à população.
O DIA S foi uma importante mobilização em defesa do Sesc e Senac no país, garantindo recursos para a continuidade dos serviços oferecidos à população e a capacitação profissional de milhares de brasileiros.
A participação ativa de todas as instituições envolvidas e da sociedade em geral mostra a importância do Sistema CNC-Fecomércio-Sesc-Senac para o desenvolvimento do país e da população.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 12 sindicatos patronais em Sergipe.
Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.