Notícias

Da redação
19:15
06/07/2022

Parlamento Europeu aprova "selo verde" para energia produzida por gás natural e energia nuclear

O Parlamento Europeu aprovou, em sessão plenária nesta quarta-feira (6), a atribuição do selo "verde" da União Europeia (UE) à produção de energia em usinas de gás natural e à energia nuclear.

Os eurodeputados consideram essas duas fontes energéticas necessárias para fazer a transição energética e enfrentar a crise climática.

Vista da usina nuclear de Golfech, no sudoeste da França. O país obtém cerca de 75% de sua eletricidade da energia nuclear. (Foto AP/Bob Edme) 
 

O texto havia sido apresentado em fevereiro pela Comissão Europeia, suscitando críticas de ambientalistas e divergências entre os países-membros do bloco.

Pelas novas regras, os investimentos em centrais nucleares ou a gás para a produção de energia elétrica podem ser considerados "sustentáveis", desde que utilizem as tecnologias mais avançadas.

Essa classificação deve ajudar a mobilizar fundos privados para esse tipo de projetos.

A iniciativa é parte do objetivo da UE de se tornar neutra em carbono até 2050.

Na votação, o texto recebeu 328 votos a favor e 278 contra, com 33 abstenções.

 

LEIA TAMBÉM

Brasil deve ter a maior temporada de cruzeiros dos últimos 10 anos

A temporada de cruzeiros 2022/2023 deverá ser a maior dos últimos dez anos, segundo estimativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil, sigla para Cruise Lines International Association).

---------------------

O primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, cujo país detém a presidência rotativa semestral do Conselho da União Europeia, lançou um apelo aos legisladores para que apoiassem a polêmica medida.

"Peço que não rejeitem este frágil acordo, que foi negociado muito cuidadosamente", disse.

Para Fiala, alguns países da UE "somente poderão alcançar suas metas climáticas com a aplicação destes novos critérios".

Compartilhe