16/01/2024 11:08

Compartilhe:

Campanha de Matrícula Sergipe, vacinação estudantes,alunos
Foto: Mário Sousa

 

Para promover e ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, o Governo de Sergipe anunciou, nessa segunda-feira, 15, um novo processo de matrícula escolar para o ano letivo de 2024.

A iniciativa inclui um campo de autorização para vacinação no ambiente escolar, visando facilitar o acesso a imunizantes e prevenir doenças.

Melhora nos índices de vacinação em Sergipe

O estado registrou um aumento significativo na cobertura vacinal em 2023, destacando-se em vacinas como a febre amarela, Tríplice viral, Poliomielite, BCG, e HPV.

A nova estratégia busca manter e melhorar esses índices.

Termo de Autorização de Vacinação: Uma parceria entre Saúde e Educação

O Termo de Autorização de Vacinação, uma colaboração entre as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação (Seduc), enfatiza a importância da vacinação no combate a doenças como o câncer de colo de útero, prevenível pela vacina do HPV.

O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, ressalta a variedade de vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância de manter as cadernetas de vacinação atualizadas.

Declaração de Vacinação atualizada e processo de matrícula

Junto ao Termo de Autorização, foi instituída uma Declaração de Vacinação Atualizada.

Os pais ou responsáveis deverão levar o cartão de vacinação dos estudantes até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para verificação e, se necessário, atualização.

Esta declaração é um documento essencial para a matrícula na rede estadual de ensino em 2024.

Vacinas disponíveis no SUS

O SUS oferece gratuitamente vacinas que protegem contra mais de 40 doenças, disponíveis nas UBS ao longo do ano.

Entre elas, estão vacinas essenciais como BCG, Sarampo, Rubéola, Tétano, Difteria, Coqueluche e HPV, todas integrantes do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Impacto positivo na saúde pública

A integração da vacinação no processo de matrícula escolar é um passo significativo na prevenção de doenças imunopreveníveis.

Suziani Soares, referência técnica do Programa Saúde na Escola da SES, enfatiza que esta articulação intersetorial entre Saúde e Educação é fundamental para melhorar as coberturas vacinais e diminuir os índices de doenças, refletindo na qualidade de vida e redução das taxas de internação hospitalar.

 

Com informações da Secom/SE

Nos acompanhe por e-mail!