06/01/2024 16:16

Compartilhe:

Siged Aracaju, cronograma, matrícula online, ano letivo de 2024

A Prefeitura de Aracaju já iniciou o processo de matrícula para alunos da Educação Especial na rede municipal de ensino.

Acessando o portal Siged Aracaju (Sistema Integral de Gestão Educacional) você tem a possibilidade de conferir as etapas e os resultados da matrícula.  

A Matrícula Online é um sistema que permite que você faça a matrícula ou a transferência do seu filho pela internet, sem precisar ir até a escola.

Assim, você economiza tempo e evita aglomerações. Mas atenção: a Matrícula Online 2024 tem fases diferentes para cada tipo de aluno.

Atente-se ao cronograma!

Cronograma de matrícula para o ano letivo de 2024

Confirmação da matrícula

Refere-se à matrícula dos estudantes que frequentaram, regularmente, a Escola Pública Municipal de Aracaju durante o ano/semestre letivo imediatamente anterior, com permanência nessa Unidade de Ensino.

Período: até 29/12/2023   

Local: Secretaria de cada Unidade Escolar

Excepcionalmente, ocorrerá a apresentação da documentação do estudante matriculado nessa forma de matrícula, quando houver alteração das informações prestadas na matrícula do ano anterior.

Tranferência interna

1ª Etapa: Refere-se à matrícula dos estudantes público-alvo da Educação Especial que desejarem se transferir de uma Unidade de Ensino para outra, ambas integrantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju.

Período: dias 04 e 05/01/2024 

Local: Portal da Matrícula

Os estudantes que solicitarem matrícula nessa fase devem entregar a documentação na escola destino até o dia 09/01/2024.

2ª Etapa: Refere-se à matrícula dos estudantes que desejarem se transferir de uma Unidade de Ensino para outra, ambas integrantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju.

Período: de 10 a 12/01/2024  

Local: Portal da Matrícula

Os estudantes que solicitarem matrícula nessa fase devem entregar a documentação na escola destino até o dia 16/01/2024.

Ingresso de alunos novos

1ª Etapa: Refere-se à matrícula destinada aos estudantes público-alvo da Educação Especial que desejarem ingressar na Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju.

Período: dias 18 e 19/01/2024 

Local: Portal da Matrícula

Os estudantes que solicitarem matrícula nessa fase devem entregar a documentação na escola destino até o dia 23/01/2024.

2ª Etapa: Refere-se à matrícula destinada aos estudantes que desejarem ingressar na Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju.

Período: de 24 a 26/01/2024 

Local: Portal da Matrícula

Os estudantes que solicitarem matrícula nessa fase devem entregar a documentação na escola destino até o dia 30/01/2024.

Vagas remanecentes 

Refere-se à matrícula destinada aos estudantes que desejarem ingressar na Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju, após o encerramento das fases das matrículas descritas anteriormente.

Período: a partir de 01/02/2024

Local: Portal da Matrícula

Os estudantes que solicitarem matrícula nessa fase devem entregar a documentação na escola destino até 02 dias úteis após a requisição da vaga.

Endereço eletrônico

O endereço eletrônico para requisição da matrícula nas formas de Transferência Interna, Alunos Novos e Vagas Remanescentes é: aracaju.se.gov.br/matriculaonline

O acesso ao endereço eletrônico estará liberado de 07h30 às 17h nos dias estabelecidos.

Atendimento ao público

Os números de telefones que estarão disponíveis à Comunidade Escolar para prestar esclarecimentos e/ou dirimir dúvidas em tempo real são 79 3179-1574 / 79 98157-5918 / 79

98106-2969 (whatsapp).

Lista de documentos necessário para matrícula:

  1. Requerimento de Matrícula, assinado pelo aluno maior de 18 (dezoito) anos, ou pelos pais ou responsável legal, quando o aluno for menor de 18 (dezoito) anos;

  2. Guia de Transferência da escola de origem (não devendo conter emendas e/ou rasuras) ou Declaração de Escolaridade (com validade de 30 dias), para os alunos provenientes de outras escolas, mesmo que essa escola pertença à Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju;
  3. cópia da Certidão de Nascimento do aluno;
  4. cópia do Registro Geral ou Documento de Identidade do aluno, quando houver, e dos pais ou responsáveis legais pelo aluno;
  5. cópia do CPF do aluno, quando houver, e dos pais ou responsáveis legais pelo aluno;
  6. cópia do comprovante de residência com o CEP;
  7. Laudo Médico ou Receituário com a indicação do CID – Classificação Internacional de Doenças, para alunos com deficiência (público-alvo da Educação Especial);
  8. Declaração de vacinação atualizada, para alunos de 0 a 6 anos de idade, conforme modelo anexo – disponível na Unidade Básica de Saúde de referência da família;
  9. cópia da Carteira de Vacinação para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental;
  10. cópia do Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), quando houver;
  11. cópia do Cartão do Bolsa Família, quando houver;
  12. 03 (três) fotos 3x4 recentes;
  13. Para os alunos provenientes de países estrangeiros, bem como seus pais ou responsáveis legais, além dos documentos requeridos neste artigo, deverá ser apresentado o Registro Nacional Migratório-RNM/Protocolo de Solicitação de Refúgio.
  14. Os pais ou responsáveis legais pelo aluno e o aluno, quando maior de 18 (dezoito) anos, além dos documentos mencionados neste artigo, deverão tomar ciência dos termos que serão apresentados pela Unidade de Ensino na efetivação da matrícula.

 

Com informações da PMA

Nos acompanhe por e-mail!