Foto: Arthuro Paganini
O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas moderadas a intensas, acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas, entre a madrugada de sábado (17) e às 10h da segunda-feira (19).
Segundo a Semac, o estado de Sergipe atravessa um período de instabilidade termodinâmica, que inicialmente foi causada por uma frente estacionária.
Atualmente, a instabilidade decorre da atuação das ondas de leste e do cavado em baixos e médios níveis da atmosfera — ambos relacionados a sistemas de baixa pressão.
As ondas de leste, conforme explica a meteorologista Wanda Tathyana, são distúrbios atmosféricos tropicais que ocorrem nos baixos níveis da atmosfera e que se deslocam de leste para oeste. Elas são frequentes na costa do Nordeste e costumam trazer chuvas volumosas, ventos fortes e nuvens carregadas do tipo cumulonimbus — responsáveis por tempestades com raios.
A Semac alerta para os riscos que podem ocorrer em diferentes regiões do estado durante o período de instabilidade, incluindo:
Com informações da ASN
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.